Palestras levam informações sobre tratamento e prevenção da hanseníase em Dois Irmãos do Tocantins
Mantendo o cronograma de ações alusivas à Campanha Janeiro Roxo, a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos do Tocantins promoveu, nesta segunda-feira (24), palestras sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da Hanseníase.
A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Félix Carneiro da Glória e contou ainda com atendimentos e consultas para a avaliação de possíveis casos de hanseníase. A programação ocorreu na parte da manhã e da tarde, com palestras ministradas pelo clínico geral, Dr. Éder.

O prefeito municipal, irmão Geciran Saraiva comentou sobre a importância do debate sobre o assunto. “Apesar de ser uma doença silenciosa, não deve ser menosprezada. Os moradores devem procurar informações da doença e tomar todos os cuidados orientados pelos profissionais” alertou.


Sintomas e transmissão
A hanseníase é uma doença silenciosa que se manifesta normalmente por manchas na pele e provoca diminuição da sensibilidade ou formigamento em mãos, pés ou olhos. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por secreções das vias respiratórias (nariz e boca).
Por não sentir dor, o paciente, em muitos casos, não repara nos sintomas e não sinaliza em consultas de rotina. É importante estar atento aos sinais, o diagnóstico precoce evita a transmissão e instalação de incapacidades físicas. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da UBS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 210 mil pessoas são diagnosticadas com hanseníase a cada ano no mundo, sendo o Brasil o segundo país com maior número de casos novos notificados, atrás apenas da Índia.
Comentários