Saúde de Dois Irmãos do Tocantins intensifica ações de combate à hanseníase
Para intensificar as ações de combate à hanseníase em Dois Irmãos do Tocantins, a Secretaria Municipal da Saúde deu início à Campanha Janeiro Roxo. Escolhido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o mês terá ações que propõem chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, que ainda é vista com preconceito e desinformação.
“Quem trata, cura” diz o card veiculado pela Gestão.
O prefeito de Dois Irmãos, Irmão Geciran Saraiva, reforça que o resultado desejado com todas essas ações é, principalmente, romper o ciclo de transmissão da hanseníase. “Não basta apenas realizar o diagnóstico e tratar as pessoas. É necessário multiplicar a informação sobre as formas de transmissão e como evitar que novos casos ocorram”, disse o gestor.

A doença
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de características crônicas e de evolução lenta, que se manifesta principalmente por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
O contágio se dá por de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen (Mycobacterium Leprae), não tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas suscetíveis. A principal via de eliminação do bacilo e a mais provável porta de entrada no organismo passível de ser infectado são as vias aéreas.
Comentários