Fesp promove curso de ‘Avaliação de aprendizagem’ dos residentes
A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), promoveu na manhã desta quinta-feira, 16, o curso de ‘Avaliação de aprendizagem’ dos residentes que atuam nos cenários de práticas. Durante a ação foram discutidos dois métodos avaliativos, a somativa e o formativo.
A palestrante gestora de aprendizagem, Linvalda Araújo, explica que o objetivo é capacitar os coordenadores dos programas de residências e gestores de aprendizagem a refletirem sobre o processo de avaliação. “É preciso entender que a avaliação não é somente classificatória, mas principalmente formativa com caráter pedagógico, ou seja, precisamos compreender os objetivos das aprendizagens dos residentes nos cenários de práticas e contribuir com os residentes dando um feedback sobre os desempenhos e habilidades de cada um”, pontuou.

“No momento em que o residente nos procurar, é importante que estejamos preparados para acolher e ajudar em suas questões, respeitando o processo. Inicialmente, passando pelo preceptor que está lá na ponta com o residente, pelo tutor, até chegar ao coordenador, em busca de uma solução por meio da coletividade. O diálogo entre nós é a chave de toda a avaliação formativa”, destacou a coordenadora do Plano Integrado de Residências (PIRS) da Fesp, Socorro Sarmento.
Métodos
A avaliação somativa, que é o método tradicional, tem caráter classificatório e acontece ao final de cada semestre, já a formativa ocorre durante o processo, com retorno imediato a cada ação, com possibilidade de plano de melhorias, caso haja necessidade.
Comentários