Ceip Feminino de Palmas promove palestra sobre câncer de próstata para servidores
Iniciando uma série de ações no Sistema Socioeducativo em alusão ao Novembro Azul, o Centro de Internação Provisória (Ceip) Feminino de Palmas, administrado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou na última quarta-feira, 17, uma roda de conversa sobre o câncer de próstata para servidores e adolescentes da Unidade.
A palestra contou com perguntas e respostas dos participantes sobre o que é o câncer de próstata; fatores de risco; as probabilidades para este tipo de câncer; alterações físicas ligadas ao câncer; o tratamento; o diagnóstico; possíveis sintomas e a prevenção por meio de exames rotineiros e essenciais no diagnóstico precoce.

A chefe da Unidade, Zeroildes Miranda, explicou que a ideia é levar conhecimento sobre o tema ao maior número possível de servidores e possíveis multiplicadores de informação, como as adolescentes em cumprimento de medida. “Enquanto gestores, nosso papel é fomentar o autocuidado entre os servidores, familiares e os adolescentes para que sejam multiplicadores no seio familiar e nossa intenção é ofertar essa palestra em outras unidades que não puderam se deslocar até ao Ceip feminino”, resumiu.
A Agente Especialista Socioeducativo – Enfermeira que ministrou a palestra, Sarah Lima Campos, ressaltou a importância de abordar o assunto entre os servidores. “Estamos no mês que trata sobre a prevenção do câncer de próstata e nossa intenção é fazer com que os servidores entendam a importância dos exames preventivos desse tipo de câncer, que junto com o câncer de mama, são os mais comuns e com alto índice de mortalidade. Nosso objetivo principal é sensibilizar a todos sobre os cuidados necessários e desconstruir tabus e preconceitos sobre o tema”, destacou a enfermeira.
“Essa ação que a Unidade desenvolveu com foco nos homens que aqui atuam foi de extrema importância, pois nos alertou sobre os cuidados que devemos ter e que podemos ser multiplicadores, levando isso para nossa família também”, pontuou o agente de segurança, Marcos Antônio.
Comentários