Saúde de Rio dos Bois terá programação noturna especial alusiva ao Novembro Azul nesta sexta-feira, 18
A Secretaria de Saúde de Rio dos Bois, região central do Tocantins, promoverá nesta sexta-feira (18) uma programação especial para atendimento à população masculina no período noturno. Segundo o órgão, a ação acontecerá na UBS Mãe Sabina, onde serão ofertados cerca de 10 serviços, incluindo atendimento médico e odontológico, vacinação, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, agendamento de exames e palestras.
Segundo o prefeito Moacir Oliveira, a programação é alusiva ao movimento Novembro Azul, que tem o objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde do homem, especialmente aos cuidados de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Novembro Azul
O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Comentários