Turismo doméstico pode se reinventar e atrair mais turistas
Um país do tamanho de um continente, que contém uma variedade de opções de turismo que podem e devem ser explorados. O próprio brasileiro não conhece direito o seu país e o incentivo no turismo nacional pode ser a forma com que o setor se recupere.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, OMT, o turismo retrocedeu cerca de 30 anos para viagens ao exterior, o que impactou na economia global. A OMT vem apresentando propostas de incentivo ao turismo doméstico, o que contribuirá com a economia do setor.
A Organização desenvolveu produtos digitais com a finalidade de orientar governos, empresários e a economia turística. Para Michel Julian, executivo Sênior da Área de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, o Brasil oferece variedades de turismo e isso pode ser explorado.

Reinvenção do turismo no Brasil
Nosso cotidiano e sociedade está em constante mudança, com a necessidade de se reinventar cada vez que um obstáculo surge. Com o turismo, não é diferente.
Para se reinventar, é importante que o setor enxergue as janelas de oportunidades no incentivo ao turismo doméstico. Viagens nacionais podem ser mais seguras, além de possibilitar uma maior frequência por ter um custo menor que viagens internacionais.
Uma das oportunidades que devem ser repensadas é a permissão de casas de jogos e apostas no Brasil, seja cassinos ou até integrar em resorts particulares. A atividade, que já acontece de forma online com cassinos e jogos de caça-níquel virtuais, se permitidas em caráter presencial e regulamentada, pode arrecadar muito dinheiro em impostos, o que é bom para o país.
Os dados reforçam que é preciso investir em turismo doméstico
Ampliar o turismo doméstico pode gerar milhares de empregos, além de possibilitar o funcionamento e criação de novas pequenas empresas. No setor de turismo, as micro e pequenas empresas representam mais de 90%, mostrando como investir no turismo brasileiro pode ser importante para a economia.
Em um cenário onde o turismo no Brasil fosse majoritariamente doméstico, nosso país poderia faturar cerca de 16 bilhões de dólares. Isso mesmo sem receber estrangeiros, o que move uma grande parte do setor turístico.
Alguns países não têm esse mesmo cenário, se o turismo for doméstico em sua maioria, como os Estados Unidos e Espanha. As viagens internacionais, saindo do Brasil, terão um retorno lento até 2024, o que reforça mais ainda que o turismo doméstico é a solução para o setor retomar suas atividades com sucesso.
Pesquisas reforçam que a maior parte dos brasileiros considera viagens domésticas uma prioridade, principalmente viagens curtas e próximas a cidade em que residem. Vários passageiros que nunca cogitaram viajar pelo próprio país estão experimentando o turismo doméstico e gostando, repetindo a ação e visitando outros estados, outras regiões.
Mudanças necessárias para impulsionar o turismo doméstico
Para que o turismo doméstico realmente comece a fazer o efeito esperado, depende de as companhias aéreas redesenharem suas malhas para valorizar as rotas de turismo. Voos mais frequentes ligando capitais e cidades de grande porte para os diversos destinos turísticos brasileiros podem resultar em cada vez mais viajantes.
O Ministério do Turismo do Brasil veiculou uma campanha para promover o turismo doméstico, que se encerrou em abril deste ano: “Ser brasileiro é estar perto de um destino incrível”. Ela teve como objetivo mostrar os destinos turísticos brasileiros para a população em geral cogitar visitar seu próprio país.
A OMT até apresentou cases de sucesso de outros países para incentivar o setor de turismo a investir em seu país. Um dos casos foi de Medellín, na Colômbia. A cidade, que ficou famosa por um motivo desagradável, ou seja, por ser a casa de Pablo Escobar e do famoso cartel de tráfico de cocaína até os anos 90, é rodeada por florestas e montanhas.
Ela conta com diversos atrativos que não eram explorados pela falta de turistas, tanto nacionais quanto internacionais. Mas investiu em mudanças estruturais, sociais e econômicas positivas até o fim dos anos 90, atraindo o olhar da Colômbia para seu potencial turístico.
Esculturas a céu aberto, festivais culturais, investimento em sustentabilidade, tecnologia, parques de ecoturismo, são diversos os elementos que compõem as atividades disponíveis em Medellín para atrair os turistas.
O projeto deu tão certo, que em 2020, Medellín foi a primeira cidade colombiana a receber o certificado de Destino Turístico Inteligente, ofertado pelo governo da Espanha. No Brasil, a OMT sugere seguir o exemplo da cidade colombiana, deixando assim o país mais atrativo, especialmente para sua própria população com a prática do turismo doméstico.
A China também voltou sua atenção ao turismo doméstico, o que fez com que o público jovem se reapropriasse da cultura chinesa, além de toda população explorar seu vasto território. O Brasil deve, nos próximos anos, seguir também esse exemplo.
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