Professor Enoque Portilio participa de encontro com gestores da região do Vale do Araguaia
Nesta quarta-feira (30), o prefeito de Nova Rosalândia, Professor Enoque Portilio, foi recebido, juntamente com outros gestores do Vale do Araguaia, pelo secretário da Indústria Comércio e Serviços, Tom Lyra, para discutir demandas, debater projetos que visam ao desenvolvimento socioeconômico da região, estabelecer a cooperação entre Estado e Municípios e, principalmente, apresentar o Plano de Desenvolvimento Local. O evento aconteceu em Palmas, onde foram respeitados todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Num primeiro momento, os gestores municipais puderam conferir os dados geopolíticos, econômicos e sociais do Vale do Araguaia e específicos de suas cidades e, dessa forma, estabelecer relações comparativas com os números nacionais e de outras regiões do Tocantins.
Os prefeitos também tiveram a oportunidade de ouvir o secretário Estadual de Saúde, Edgar Tollini, que explanou acerca das medidas que estão sendo tomadas no enfrentamento da pandemia.

Outro assunto discutido foi educação. Adriana Aguiar, gestora da Seduc, que também pôde debater com os prefeitos, defendeu que o empreendedorismo pode ser uma alternativa no combate ao desemprego e que o programa Juventude Empreendedora, elaborado pela pasta, capacitará jovens tocantinenses interessados em desenvolver seus próprios negócios.
Para o prefeito Enoque, é imprescindível que haja este encontro de gestores junto ao Governo do Estado. Visto que, o Vale do Araguaia, atualmente, é uma das regiões mais produtivas do Estado. “É através de parcerias como essa que poderemos somar as demandas de cada município em prol de um bem comum: o desenvolvimento da região.” Salientou o gestor.
Termo de Cooperação
Na ocasião, um Termo de Cooperação foi assinado pelos gestores, o qual tem como principais objetivos consolidar a mútua cooperação entre os signatários (Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços e Municípios), com foco nos seguintes pilares estratégicos: promover a integração entre os governos e setores produtivos, visando ao Desenvolvimento Regional do Tocantins; mapear as oportunidades e potencialidades locais; ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas.

Presenças
Estiveram presentes os prefeitos de Abreulândia, Manoel Moura (PT); Araguacema, Marquinho Martins (MDB); Barrolândia, Adriano Ribeiro (DEM); Caseara, Ildislene Santana (DEM); Chapada de Areia, Adauto Mendes (MDB); Cristalândia, Big Jhow (Progressistas); Divinópolis, Flavão Silva (MDB); Dois Irmãos, João Carlos (PSD); Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM); Marianópolis, Isaías Piagem (DEM); Monte Santo, Nezita Martins (PSL); Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB); Pium, Valdemir Barros (PSDB) e Pugmil, Dircineu Bolina (DEM).
Comentários