Secretaria de Saúde do TO orienta população sobre o que fazer em casos de sintomas da Covid-19
A Secretaria da Saúde do Tocantins (SES-TO) publicou neste sábado (27) uma nota pública com orientações à população sobre o atendimento em casos de sintomas da Covid-19. Segundo o órgão, as instruções visam a garantir uma assistência digna e ágil à população e visando evitar aglomerações e superlotações nas unidades hospitalares de média e alta complexidade, considerando o aumento gradual do número de casos da Covid-19 no Estado do Tocantins, com crescimento das hospitalizações e de óbitos.
Segundo o esclarecimento da SES, a Atenção Primária é a responsável pelos primeiros atendimentos da população e pela coordenação do cuidado, que deve ser exercido com máxima atenção, por meio do encaminhamento de pacientes, quando se fizer necessário.
A Secretaria enfatiza que as transferências dos pacientes dos casos moderados e graves da Covid-19 devem ser realizadas em transportes rápidos, oportunos e corretos, seguindo os fluxos e protocolos preconizados no processo de regulação. “É imprescindível o encaminhamento dos pacientes – suspeitos ou confirmados Covid-19 – nos casos moderados e em especial os graves, devidamente regulado, via Sistema de Regulação (SER II)”, finaliza.

Comentários