Ceip de Palmas promove sessão de cinema para adolescentes
Promovendo cultura e lazer para adolescentes assistidos pelo Sistema Socioeducativo do Tocantins, administrado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), o Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip Central) de Palmas promove sessões de cinema por meio do Projeto ‘Cinema Socioeducativo’ com debates de conteúdo sobre o comportamento humano; as relações interpessoais no ambiente de convivência social; o perdão e sonhos. Essa é uma das atividades que integram o Plano de Ação da unidade voltado aos adolescentes.
Para o chefe do Ceip central, o Agente Especialista Pedagogo, Edgar Macena, essa atividade tem sido muito relevante na preservação da saúde mental dos adolescentes. “Esse momento está em sua terceira edição e foi pensado para trazer cultura e distração aos adolescentes. Com a suspensão das aulas devido às restrições impostas pela pandemia do novo coranavírus, nós intensificamos e tem feito muita diferença para eles”, observa o chefe da unidade.

O Agente Especialista Socioeducativo – Assistente Social, Josemy Coelho, explica a importância de debater os filmes com os adolescentes para o aproveitamento da ação. “É impressionante o quanto a trajetória de vida de cada um influencia diretamente no que enxergam no mesmo filme. As vezes nos surpreendemos com as visões e reflexões de cada adolescente”, analisou.
“Gostei quando o personagem foi colocado como um juiz que teria que condenar um dos filhos culpado e pediu pra ser condenado no lugar deles”, falou o adolescente V.C.D. na mesa redonda sobre um dos filmes.
Projeto ‘Cinema Socioeducativo’
O projeto visa promover o acesso dos adolescentes a atividades culturais, esportivas e de lazer como instrumento de inclusão social, além de propiciar momentos de festividades e datas comemorativas. No período de férias, as sessões acontecem duas vezes por semana, já durante o ano letivo, uma vez por mês e em épocas festivas e datas comemorativas.
Os filmes são selecionados de acordo com a proposta pedagógica feita pelos agentes especialistas, pelos adolescentes e com apoio e filtro dos agentes de segurança da unidade. Os conteúdos trazem reflexões sobre o comportamento humano; as relações interpessoais no ambiente de convivência social; o perdão; os sonhos; o amor à vida, além de filmes recreativos para fins de diversão. Após as sessões, são trabalhadas rodas de conversas com os adolescentes e a equipe técnica composta por psicólogo, pedagogo e assistente social.
Plano de Ação
O Plano é multidisciplinar e contempla ações em educação, profissionalização, trabalho, cultura, esporte e lazer; saúde integral com ênfase na saúde mental, sexual e reprodutiva e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s); convivência familiar e comunitária; além de debates sobre inclusão e diversidade étnico-racial, gênero, nacionalidade, regionalidade, classe social e orientação religiosa e sexual.
Comentários