Prefeitos e representantes se reúnem em Nova Rosalândia para definir Decreto Unificado
Um encontro realizado na noite desta quarta-feira (20), a convite do prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portilho, reuniu os gestores Big Jow, de Cristalândia; Dircineu Bolina, de Pugmil e Zé Antônio, de Fátima, além da secretária de saúde de Oliveira de Fátima, Dalma, para juntos discutirem a possibilidade da definição de um Decreto Unificado entre essas comunidades, haja vista as proximidades entre os municípios e as facilidades de deslocamento entre um e outro.
Na oportunidade, uma mesa de discussão entre as autoridades participantes foi formada. Antes do início oficial da reunião, o pastor e presidente do Centro de Operações de Emergências em Saúde Publica – COE, Djales Oliveira, foi convidado a ministrar uma breve explanação devocional e uma oração. Em seguida, a secretária de administração de Nova Rosalândia, Iolanda Prudêncio da Silva, abriu oficialmente o encontro e conduziu os trabalhos ofertando a palavra para opiniões, onde o principal assunto ficou para os apontamentos a serem inseridos no Decreto Unificado.

Enoque Portilho – Nova Rosalândia
A discussão se deteve devido ao desencontro de informações entre os decretos de cada cidade dessa região. O prefeito Enoque, em seu discurso, agradeceu a presença de todos os prefeitos que puderam estar ali, além dos representantes daqueles que não se fizeram presentes.
Em sua fala, Enoque pontuou com alegria sobre as poucas doses da vacina que estão sendo distribuídas para os grupos de riscos. “A preocupação com a situação dessa pandemia nos levou a provocar essa reunião e estabelecer uma discussão que possamos determinar uma saída para tentar conter minimizar essa situação.” Salientou.

A enfermeira e vereadora de Nova Rosalândia, Miriam Leine parabenizou a iniciativa do prefeito em unificar os decretos, comentou sobre o óbito de uma mulher com síndrome de down, de 34 anos em Paraíso. Alertou sobre o crescimento do número de casos na cidade, ficando esta em primeiro lugar no ranking e criticou um evento de grandes proporções realizado nos últimos dias nesse município, além do afrouxamento do Decreto, o que pode ter contribuído para o aumentos desses casos.

Big Jow – Cristalândia
O prefeito de Cristalândia, na sua oportunidade, cumprimentou a todos, agradeceu a Deus, parabenizou Portilho pela iniciativa, manifestou apoio ao Decreto Unificado e aproveitou a oportunidade para desabafar quanto à saúde dessa região que fica a mercê do Hospital Regional de Paraíso, que segundo o gestor, não há médicos e o mesmo não encaminha mais pacientes para o HRP, seguindo direto para o Hospital Geral de Palmas.
“Situação precária, humilhante e vergonhosa. Nosso povo está largado às traças em questão de saúde. Temos que reunir todos os 18 prefeitos do Vale do Araguaia e discutir a saúde em prol dessa Regional, que este governo seja complacente com nosso povo.’’ Desabafou Big Jow, que acrescentou manifestando que a questão da saúde vem com cobrança, policiamento e posteriormente multa, “Bandalheira comigo é cadeia!”.

Big Jow ainda relatou sobre os números da covid-19 em sua cidade e falou sobre a eficiência dos resultados, demonstrou que a primeira obrigação a se cumprir deve partir do prefeito.
O gestor de Cristalândia precisou sair antes do término da reunião para atender um chamado em seu município, mas deixou manifestado seu apoio à unificação de um decreto.
Dircineu Bolina – Pugmil
Em sua oportunidade, o prefeito de Pugmil cumprimentou a todos os presentes na reunião, relatou e explicitou os números da covid-19 em seu município. Parabenizou o prefeito de Rosalândia pela iniciativa, por entender que as proximidades das cidades facilita os encontros entre as comunidades e relatou como está sendo executado seu Decreto, apoiando a junção entre os demais decretos e unificando a todos dessa região.
“Temos que ser criativos para tanto e devido os desgastes constantes de mascaras em nosso município, criamos a nossa própria fábrica de máscaras. O covid-19 é um momento sério e difícil para todos.” Salientou Dircineu Bolina, ainda acrescentando que o toque de recolher é de extrema importância. “Vamos abraçar essa causa e vamos unificar.”

Dalma – Secretária de Saúde de Oliveira de Fátima
A secretária de saúde de Oliveira de Fátima, Dalma, justificou a ausência do prefeito Nereu Fontes, cumprimentou, parabenizou o prefeito e declarou apoio à ideia do Decreto Unificado, pois sabe da dificuldade de conscientizar a população e que estará reportando as informações ao prefeito da cidade.

Zé Antônio Andrade – Fátima
Agradeceu o convite do prefeito Enoque, cumprimentou os participantes da reunião, parabenizou a iniciativa e manifestou total apoio às decisões para criação do Decreto Unificado entre os municípios vizinhos de sua cidade, “Queremos o melhor para nossa comunidade e acredito que essa unificação conscientizará ainda mais nossa população aos riscos dessa doença”, salientou o Zé Antônio.

Mediação
Após todos os prefeitos e representantes manifestarem em acordo com a unificação, a mediadora Iolanda realizou a leitura do Decreto da cidade de Nova Rosalândia, onde foi aprovado pelos participantes e o debate seguiu para suas alterações, onde a inclusão de mais normativas foram discutidas e o principal assunto ficou por conta do distanciamento social, determinação de reuniões, quantidade de público, horário do toque de recolher e outros detalhes.
Todos os apontamentos serão inseridos em um único Decreto que em uma breve oportunidade será apresentado a todos os gestores para avaliação, aprovação e execução, onde mesmo deverá ser objetivo, apertado e com um primeiro período de 15 dias de atuação.

Encerramento
Com todos os apontamentos aprovados, o prefeito Enoque Portilho expressou suas considerações finais, informando que cada Decreto tem suas peculiaridades e informações necessárias e que essa provocação serve para contribuir de forma macro e cada município tenha a certeza de que suas determinações vão além de seus territórios e abrangerão uma grande região.
Ao final do encontro, por volta às 23h, o prefeito Enoque Portilho e sua equipe de trabalho ofereceu aos participantes um lanche para degustação.

Participantes
Além dos prefeitos e seus representantes também estiveram presentes o vice prefeito de Nova Rosalândia, Tito da Energia; o vice de Pugmil, Ângelo Mário; o presidente da Câmara de Nova Rosalândia, Cláudio Motorista; demais vereadores, secretários municipais e comunidade.
Comentários