Vítima de feminicídio tentado na zona rural de Araguacema grava vídeo e pede justiça; assista
A dona de casa Irene Almeida Chaves, vítima de uma tentativa de homicídio praticada pelo ex-marido, no dia 03 de janeiro de 2021, em uma fazenda na zona rural de Araguacema, divulgou um vídeo nas redes sociais como forma de pedido de ajuda. Ela relatou que permanece escondida desde o dia em que sofreu as agressões e aguarda que a justiça seja feita e o agressor seja encontrado. [Assista ao vídeo]
A vítima contou ainda que está sem documentos, sem dinheiro e sem ver suas três filhas desde o ocorrido. Além de possuir um pedaço de chumbo alojado em sua cabeça, provocado por um disparo de arma de fogo efetuado pelo homem.
O caso
Irene Chaves foi agredida pelo ex-companheiro com perfuração na cabeça provocada por arma de fogo, lesão em torno do olho direito e escoriações em ambas as pernas. Ela tem três filhas com o autor, de 18, 8 e 4 anos, e ele tem a guarda de todas.
A vítima relatou à PM que estava na residência do ex-companheiro, na zona rural de Araguacema, quando foi agredida fisicamente. Em seguida, ela foi colocada em um veículo e levada até um matagal sob ameaças constantes. Ao chegar no local portando uma espingarda, o homem apontou a arma para a cabeça da vítima e efetuou dois disparos que falharam, mas no terceiro acertou de raspão a cabeça da mulher que, por sua vez, conseguiu fugir para a mata. O autor chegou a ameaçá-la com uma arma branca, afirmando que iria “terminar o serviço” mas a vítima conseguiu fugir para a mata.
Somente no dia seguinte (4) a vítima conseguiu chegar até uma estrada que dá acesso ao P.A. Santa Clara, e conseguir ajuda de um casal que passava no momento. Em seguida, Irene foi levada ao Hospital Municipal de Araguacema, onde recebeu atendimento e posteriormente foi encaminhada para um hospital em outra cidade.
Militares do 8º BPM realizaram patrulhamentos na região na tentativa de localizar e prender o autor, porém até o momento não foi encontrado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil.

Alerta
O fato chama atenção para os inúmeros casos de tentativa de feminicídio registrados no estado nos últimos meses.
O último caso foi registrado na madrugada desta quinta-feira (7), em Divinópolis, na região central do Tocantins, em que a Polícia Militar atendeu a ocorrência de uma tentativa de feminicídio denunciada pela própria vítima. Segundo a equipe, a mulher disse que seu companheiro teria ingerido bebidas alcoólicas e tentado contra sua vida dentro da residência. A vítima relatou aos militares que a primeira agressão foi por estrangulamento. Em seguida, o autor a lesionou em várias partes do corpo com uma faca de cozinha. Por sorte, a mulher conseguiu escapar, procurar ajuda e denunciar as agressões.
Outro caso foi registrado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Civil pela prática de feminicidio na modalidade tentada.
Conforme relatado pela vítima, seu esposo desferiu socos em sua cabeça, nariz e olho direito e na intenção de matá-la desferiu facadas em seu peito e só não conseguiu atingi-la porque ela conseguiu desviar e colocar seu braço esquerdo na frente. O que resultou em 15 pontos em seu braço.
A delegada Danyelle Toigo, reforça o comprometimento da equipe da Polícia Civil no combate à impunidade. Ela ainda alerta que diariamente muitas mulheres são vítimas de violência praticada no âmbito doméstico e familiar e ressalta a importância delas buscarem o amparo da Polícia Civil para que medidas cabíveis possam ser adotadas de acordo com a legislação.
Comentários