Grandes ambientes precisam de melhor climatização no verão
O período do verão é marcado por temperaturas altas e chuvas em grande parte do Brasil. O resultado disso é, mais que a procura, a necessidade por ambientes climatizados.
Geralmente, os chillers, os fan coils e os rooftops são as opções para garantir o conforto térmico em grandes ambientes ou onde há circulação de público. Os equipamentos trazem os benefícios do aumento da eficiência do ar-condicionado, da climatização do ambiente e da manutenção da umidade do ar na medida certa.
Todos estes equipamentos resfriadores de água podem ser alugados. Para isso, é possível recorrer a empresas que têm soluções sob medida, com equipe especializada e estrutura completa para oferecer diferentes modelos de equipamentos e assistência técnica com atendimento 24h todos os dias.

Como funciona o sistema climatizado
Um sistema completo de climatização, composto por chiller, rooftop, fan coil e acessórios, é mais potente e eficiente do que o aparelho tradicional de ar-condicionado. Em conjunto, formam um mix de refrigeração eficaz para o verão.
Chillers
Estes aparelhos reutilizam a água do ar-condicionado. Eles resfriam a água quente e a devolvem gelada para o sistema de climatização e, na sequência, para o ambiente, onde ocorre o arrefecimento das temperaturas do ar e dos equipamentos.
Os principais modelos são os de condensação a água e os de condensação a ar. Nesse tipo de climatizador, a água percorre o sistema de refrigeração com ao uso de uma solução refrigerante, que está aquecida. Em diferentes etapas, ocorrem processos indiretos de troca de calor, a solução é compactada, resfriada e enviada para os fan coils.
Os chillers atendem aos padrões de alta tecnologia, oferecendo desempenho, segurança e durabilidade. Além de menor consumo de energia frente a outros equipamentos e ampla possibilidade de variação de temperatura, o aparelho contribui para reduzir picos de energia, o que acarreta um menor gasto energético, trazendo economia considerável a curto, médio e longo prazo.
Fan coils
Complementando o processo, em conjunto para soluções de conforto térmico, os fan coils controlam a vazão do ar conforme a necessidade do local. Uma bomba envia fluido para o equipamento, onde ocorre uma das etapas de troca de calor que contribui para o resfriamento do ar ambiente.
Eles recebem a água gelada vinda do chiller, que circula na serpentina interna. Por meio de um sistema de ventilação interno, o fan coil força a passagem do ar pelas serpentinas de alumínio ou de cobre, reduzindo a temperatura do ar e climatizando o ambiente. Como o equipamento é um grande ventilador, produz a vazão de ar e a temperatura conforme a necessidade do local.
Rooftops
São equipamentos de ar-condicionado para grandes espaços, geralmente instalados nos telhados, que também permitem o controle térmico do ambiente. Nele, o ar refrigerado é levado até o ambiente por meio de dutos internos e externos.
O equipamento não produz muito barulho; é leve, compacto, de fácil instalação e transporte, pode ser instalado no alto dos prédios, a céu aberto ou sobre qualquer terreno, por possuir diversidade de assentamentos.
Como utilizar o mix de resfriamento
Os chillers podem impactar de forma significativa na operação de um shopping center, onde 45% dos custos condominiais são com energia. E deste total, de 50% a 60% são atribuídos ao ar-condicionado.
Na indústria, em especial, aquelas que demandam muita energia para a produção de insumos ou que geram muito calor nas linhas de produção, como fundição, vidro e siderurgia, os chillers contribuem para o resfriamento de processos, permitindo o perfeito funcionamento do parque de máquinas e o conforto térmico de ambientes adversos, tornando-o os mais saudáveis. Desta forma, otimiza a produtividade e reduz perdas.
Em outros segmentos industriais, o sistema contribui para o rápido resfriamento do produto, o que permite adiantar os processos de embalagem e de despacho. Ao encurtar o tempo de permanência na linha de produção, é automática a redução de custos operacionais, principalmente com estoque.
Por produzir pouco barulho, os rooftops são opções para salas de controles das indústrias e áreas administrativas de supermercados e shoppings. Como funcionam no modelo “tudo em um” e “plug and play”, são soluções econômicas e eficientes para espaços com ampla área aberta, sem divisórias.
A desvantagem é a potência limitada. Rooftops atingem 35 TR, no máximo. Já os chillers ultrapassam 5 mil TR.
As aplicações de climatização e resfriamento também são indicadas em grandes estabelecimentos comerciais e de serviços, como supermercados, redes varejistas e aeroportos. Em comum, essas áreas possuem movimentação contínua de pessoas e não podem ter a rotina comprometida pelo desconforto gerado por dias mais quentes.
Comentários