Tribunal Superior Eleitoral aprova envio das Forças Armadas para o Tocantins durante as eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido de apoio das Forças Armadas para garantir a segurança em sete localidades do Tocantins durante o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, marcado para 15 de novembro.
As tropas serão enviadas para 348 localidades em sete estados. De acordo com o TSE, os requerimentos tinham sido aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelos governos estaduais. No Tocantins, as Forças Armadas devem atuar em aldeias de Tocantínia e Goiatins, na região centro-norte do estado.

Goiatins:
- Aldeia Pedra Branca
- Aldeia Rio Vermelho
- Aldeia Cachoeira
Tocantínia:
- Aldeia Brejo Comprido
- Aldeia Funil
- Aldeia Porteira
- Aldeia Rio Sono
O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do TSE, afirmou que o envio das tropas servirá para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral.
“Ficou justificado o uso das tropas federais nas localidades indicadas pelos TREs, em razão dos históricos de conflito em pleitos anteriores, reduzido efetivo da Polícia Militar, necessidade de assegurar a integridade física e dos cartórios eleitorais, além da distância e acesso dificultoso entre as localidades”, afirmou o presidente.
Ainda não há informação de quantos homens serão enviados ao estado. Em 2018, durante as eleições para governo e deputados, as Forças Armadas também foram empregadas. Naquela ocasião, cerca de 420 militares atuaram em Palmas e em cidades do interior do estado.
Comentários