Comunidade escolar adere a proposta de implantação de Escola Cívico-Militar em Cristalândia
A comunidade escolar do Colégio Estadual Otacílio Marques Rosal, em Cristalândia, região oeste do Tocantins, participou nesta sexta-feira (23) da consulta pública para adesão ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PCIM). Participaram do encontro profissionais da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Paraíso do Tocantins, da Polícia Militar (PM), além de pais, professores, servidores e comunidade local.
Os participantes optaram, por unanimidade, pela adesão ao PCIM. Segundo a Seduc, o programa é direcionado a unidades de ensino que contam com alunos em situação de vulnerabilidade social e com desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com a adesão ao programa, a unidade continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina (norma de conduta) militar.
A adesão da unidade de ensino de Cristalândia ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares foi um pedido feito em novembro de 2019 pelo prefeito Cleiton Cantuário “Batatinha”. Em janeiro deste ano, o gestor foi a Palmas e reforçou a solicitação à secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar. Em fevereiro, o município recebeu representantes da Polícia Militar e da Seduc para dar início ao processo de adesão.


Comentários