Celso Morais lidera pesquisa de intenção de voto para prefeito em Paraíso TO
O atual vice-prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB), aparece na liderança das intenções de voto para suceder o prefeito Moisés Avelino (MDB), segundo pesquisa independente do Instituto ABR divulgada no dia 19 de outubro. O levantamento ouviu 840 eleitores em 28 bairros das zonas urbana e rural nos dias 14 e 15 de outubro.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, 46% dos eleitores mencionaram terem intenção de votar em Celso Morais. Nesse cenário é expressivo o número de pessoas que afirmam não saber em quem votar: 39%. Ataíde Rodrigues (PSD) tem 11% das intenções de voto; Ary Arraes (PP), 1%; e Doutor Luis Antônio, 1%. O candidato Dyego Pereira (Republicanos) foi mencionado por menos de 1% dos entrevistados.
Estimulada
A pesquisa revelou um cenário ainda mais favorável a Celso Morais na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes de todos os candidatos. O percentual do empresário sobe para 58%. Ataíde aparece em seguida com 18%. Luis Antônio tem 4%; Ary, 3% e Dyego, 1%. Outros 16% afirmaram não saber ou não opinaram.

Rejeição
Ao serem perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 19% responderam Ary Arraes; 15% afirmaram Doutor Luis Antonio; 13% disseram Ataíde Rodrigues; 11% Dyego Pereira; e 8% Celso Morais. Os demais 34 % não rejeitaram nenhum candidato ou preferiram não responder.
Expectativa de vitória
O iABR também levantou as expectativas dos eleitores quanto a quem será o vitorioso nas eleições. O estudo revelou que 69% acreditam que Celso Morais será o próximo prefeito de Paraíso e 12% afirmam que será Ataíde Rodrigues. Para 2% Luis Antônio vencerá a disputa, e 1% estima que o vitorioso será Ary Arraes. Dyego Pereira teve menos de 1% das menções e os demais 16% afirmaram não saber dizer quem será eleito.
Avaliação da gestão Moisés Avelino
O Instituto ABR ainda ouviu os eleitores quanto à aprovação da gestão do prefeito Moisés Avelino, que encerra o oitavo ano de mandato. Os que aprovam a administração do emedebista correpondem a 68% dos entrevistados. Outros 18% desaprovam o trabalho frente à Prefeitura. Os que não souberam responder somam 14%.
Jair Bolsonaro e Mauro Carlesse
Por fim, o iABR consultou os eleitores quanto ao nível de satisfação com a administração do Governo do Estado e da República.
Em relação à gestão do presidente Jair Bolsonaro, 58% disseram que aprovam e 23% desaprovam. Os demais 19% afirmaram não saber ou não opinaram.
Já a gestão do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é desaprovada por 45% e aprovada por 26%. Os que disseram não saber ou não responderam representam 29%.
Metodologia
O Instituto ABR ouviu 840 eleitores em Paraíso do Tocantins. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número TO-00444/2020. CNPJ: 24.428.494/0001-78.
Comentários