Instituto Seta: Pesquisa aponta João Carlos liderando disputa pela Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins
O Instituto Seta divulgou nesta segunda-feira (12) a primeira rodada de pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins, na região central do estado. O levantamento ouviu 200 pessoas, que também puderam opinar sobre outros assuntos pertinentes à administração pública.
Três candidatos concorrem à Prefeitura do município: a agricultora Cirlene do PT (PT), que tem como vice o também agricultor Zé Roberto (PT); o pecuarista João Carlos (PSD), com o vereador Geciran (PSD) ocupando o cargo de vice; e o servidor público Lourenço (DEM), cujo vice é o militar Capitão Noleto (PSL).
Pesquisa espontânea para prefeito
Na consulta espontânea, quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, João Carlos foi o candidato mais mencionado, com 35,5%. Em segundo lugar, Lourenço obteve 31,0% das menções, seguido por Cirlene do PT, com 4,4%. Votos brancos e nulos totalizam 2,5%; e os que não souberam ou não responderam, 26,6%.
Pesquisa estimulada
Ao serem apresentados aos nomes dos candidatos, os eleitores desenharam um cenário no qual João Carlos tem uma vantagem maior. Ele aparece com 44,8% das intenções de votos. Lourenço é mantido em segundo, com 37,4%. Cirlene do PT tem 6,4% e fica em terceiro. Outros 8,9% afirmaram que não sabem em quem votar ou não opinaram. Brancos e nulos somam 2,5%.

Rejeição
O Instituto Seta também ouviu os moradores sobre quem eles não votariam de jeito nenhum. Cirlene do PT é a candidata mais rejeitada, com 28,6% das citações. O segundo mais rejeitado é Lourença, com 26,1%. Outros 20,7% afirmaram que não votariam em João Carlos, 17,7% disseram que não sabem ou não responderam e 6,9 assumiram não rejeitar ninguém.
Expectativa de vitória
Quase metade da população acredita que João Carlos será o próximo prefeito de Dois Irmãos do Tocantins. Ele foi citado por 44,8% dos entrevistados como sendo o provável vencedor das eleições. Outros 31% acreditam que o pleito será vencido por Lourenço. Cirlene do PT é a que menos desfruta de confiança de vitória, com 3,4% das menções. Entrevistados que não souberam responder ou não opinaram totalizam 19,2%. Ninguém/Brancos/Nulos tem 1,5%.

Convicção
Quanto à convicção do voto, 61% dos entrevistados afirmaram que já decidiram em quem votar. Outros 17% responderam que ainda podem mudar de ideia e votar em outro candidato e 22% disseram que não sabem ou preferiram não responder.
Aspectos negativos da cidade
Os entrevistados também listaram as áreas que apresentam problemas em Dois Irmãos. A Saúde foi o principal aspecto negativo identificado, com 26,1% das menções, seguido por Violência (10,3%), Geração de emprego e renda (9,9%), Pavimentação asfáltica (5,4%), Iluminação pública (3,4%), Lixo e limpeza urbana (1,5%), Esporte (1,0%) e Educação (0,5%).
Outros 33,5% afirmaram que a cidade não possui nenhum aspecto negativo e 8,4% disseram que não sabem ou não responderam.

Leia também: Acompanhe a cobertura do Surgiu das Eleições 2020
Metodologia
O Instituto Seta ouviu 200 eleitores em Dois Irmãos do Tocantins no dia 29 de setembro. O levantamento independente tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número TO-04659/2020. CNPJ: 10.783.981/0001-44.
Comentários