Governo e voluntários levam ações para pacientes e acompanhantes da Casa de Apoio na Capital
Com proposta de levar apoio voluntário aos pacientes de hospitais públicos e a seus acompanhantes, hospedados na Casa de Apoio, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realiza, nesta sexta-feira, 28, até as 14h, uma ação de embelezamento com Work Shop da Beleza para alegrar o dia deles. A ação faz parte do Programa de Inclusão Social.
A gerente da instituição, Elisângela Sardinha, falou sobre a reação dos pacientes e acompanhantes quando souberam do embelezamento gratuito. “São pessoas que estão passando por momentos difíceis e precisam de cuidados especiais. O tempo deles e dos que os acompanham é muito corrido e quase não conseguem se cuidar direito. A ação está sendo muito bem recebida por todos”, agradeceu.

Work Shop
Os procedimentos de embelezamento estão sendo realizados respeitando o desejo de cada um e de acordo com os cuidados que necessitam no momento. Dona Maria Lindinalva da Silva, 54 anos, mora em Gurupi e está hospedada para tratamento de câncer de mama. “Aqui estou feliz porque me senti acolhida. Quando a gente tá doente se sente muito pra baixo, hoje vou fazer uma maquiagem para ficar mais feliz”, afirmou.

Ivonete Pereira Lima, de Dueré, está acompanhando a irmã num tratamento de radioterapia e estão hospedadas na instituição há 25 dias. Hoje Ivonete vai ganhar uma limpeza de pele. “O tratamento levanta nosso astral, a gente se sente de bem com a vida”, declarou.

Mais voluntários
Na Casa de Apoio, os pacientes e hóspedes contam gratuitamente com hospedagem e três refeições diárias. Mesmo com o custeio contínuo com recursos totalmente estaduais, a Casa de Apoio conta com parcerias, como explica o secretário da Setas, José Messias Araújo: “Para que possamos oferecer todo o suporte material e espiritual que as pessoas precisam nesses momentos de sofrimento contamos com parcerias. Nosso intuito é fazer chegar os serviços da Casa de Apoio para quem precisa e conhecida para quem deseje ajudar”, explicou.

O pastor Carmo Sebastião de Oliveira (69 anos) é um dos voluntários que está sempre ajudando a Casa de Apoio, fazendo pequenos consertos elétricos e hidráulicos, além da ajuda espiritual. “Quando a gente se volta para Deus, volta a ter esperanças. Muitas vezes estamos passando por um momento de dificuldade e traz um alívio muito grande a presença de Deus”, afirmou.
Ele que faz parte do Grupo Samaritano da Igreja Metropolitana de Palmas se apaixonou pelo trabalho voluntário desde o começo há cerca de dois anos. “A gente costuma cuidar de si mesmo, mas quando passa a ajudar o próximo sente que sai do egoísmo, quando reparte com outros passa a ser mais de uma pessoa”, declarou.

Já o voluntário Gelson Moura de Souza (35 anos) trouxe apoio com alimentos para o café da manhã. Ele é natural de Marianópolis e começou o trabalho apoiando, em Palmas, pessoas da sua cidade que estavam passando por tratamento de saúde. “Depois que um amigo morreu acometido pelo câncer intensifiquei as ações de ajuda”, disse.
A Casa de Apoio tem capacidade de atender, diariamente, 126 pessoas. Em 2019, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, atendeu 21.588 pessoas. Esse ano, entre os meses de janeiro e fevereiro, a Casa já realizou 5 mil atendimentos. No momento 80 pessoas estão hospedadas.
Comentários