Bancadas de Cozinha: Qual é a melhor solução para sua casa?
A bancada da cozinha é o lugar para colocar suas panelas e frigideiras quentes. é onde a pia transborda e onde você corta os vegetais quando não consegue encontrar uma tábua de cortar.
O balcão da cozinha é onde as latas pousam quando caem do armário. É onde você coloca as coisas quando tira algo de uma prateleira. Ela precisa ser resistente
É a superfície principal de uma casa. É onde os convidados sempre ficam ao redor. É um lugar para colocar sua bebida durante uma festa. É onde a comida é preparada para o buffet. É onde seu amigo mexe o açúcar no café. Precisa estar em boas condições e ser fácil de limpar.

Felizmente, existem várias bancadas resistentes, bonitas e fáceis de limpar. Nenhuma delas é perfeita, mas alguns materiais podem se adaptar melhor a você do que outros; portanto, antes de concordar com a primeira coisa que chamar sua atenção, pense um pouco. O balcão da cozinha é a superfície de trabalho mais difícil de escolher para uma casa e merece respeito.
Aqui está uma descrição rápida dos principais materiais do amplo mundo das bancadas de hoje.
Todos eles provaram ser duráveis, mas, infelizmente, nada dura para sempre. Fissuras, rachaduras e manchas vão acontecer, então pese suas necessidades de estilo de vida em relação ao seu orçamento e estilo pessoal para encontrar aquele que melhor se adequa à sua cozinha.
Granito
Este é o novo queridinho da cozinha. O granito é uma bancada de pedra sólida natural que pode ser obtida em uma seleção de cores. Extremamente durável e agradável de se olhar, o granito também é quente e à prova d’água.
Contras: Resiste a manchas e arranhões, mas não totalmente. Remendos são visíveis. O granito possui uma manutenção alta e deve ser vedado a cada ano. Importado e caro.

2. Quartzo
As belas bancadas de quartzo oferecem muitos dos mesmos benefícios que o granito, mas apresentam uma ampla variedade de cores. Não apenas isso, mas outros tipos de materiais, como pedra e vidro, podem ser incorporados a essa pasta de resina de quartzo. Eles resistem a arranhões, calor e manchas.
Contras: As costuras são visíveis e a instalação é cara.

3. Concreto polido
O concreto é durável. A força da mistura de cimento e areia por si só é considerada uma escolha de projeto sólida (necessária). Afinal, o concreto é composto do mesmo material encontrado nas calçadas.
Contras: Mas pode quebrar. Esse é um risco associado às bancadas de concreto, mais comumente quando derramadas no lugar, em vez de pré-fabricadas. Obviamente, você pode impedir rachaduras até um certo ponto adicionando reforço de fibra, vergalhões e / ou malha de arame. Ainda assim, rachaduras acontecem, seja por causa da pressão ou da instalação natural da casa.
Então, é basicamente isso. Você não encontrará nada no mercado que seja indestrutível. Sim, o concreto pode arranhar e manchar, mas praticamente todos os outros materiais, incluindo granito e mármore. Enquanto alguns podem se sentir incomodados pelas imperfeições, outros adoram a aparência rústica e abraçam a rica pátina que se desenvolve ao longo do tempo.

4. Superfície sólida

As bancadas de superfície sólida já existem há mais de 50 anos e são um pilar em cozinhas e banheiros. O que antes poderia ser considerado moderno agora está tão estabelecido que poucos materiais de bancada, exceto o quartzo, conseguiram alcançar o mesmo status.
Quase não poroso: Nenhuma superfície é completamente não porosa, mas o azulejo, o quartzo e a superfície sólida chegam tão perto de não serem porosos quanto qualquer material de bancada. A porosidade extremamente baixa da superfície sólida mantém as bactérias afastadas, promovendo uma bancada mais limpa e mais higiênica
Ao contrário do azulejo laminado ou cerâmico, o material sólido da superfície percorre todo o caminho, de cima para baixo. Como resultado, visualmente se sai melhor após o impacto do que um produto com várias camadas, como laminado.
Fácil de reparar: Sim, a superfície sólida arranhará se você a cortar. Mas com uma lixadeira orbital e uma lixa de grão fino, até o proprietário pode lixar os arranhões.
Contras: Embora essas bancadas possam parecer sólidas, elas podem sofrer com arranhões facilmente e são danificados pelo calor e pelas facas.
5. Vidro reciclado

Parece ótimo. Essa alternativa à pedra natural combina vidro colorido reciclado com concreto para criar uma bancada atraente que seja boa para o meio ambiente. A maioria das bancadas de vidro reciclado é ecologicamente correta, em certa medida, porque são criadas com vidro que normalmente seria enviado para um aterro sanitário. Os aglutinantes de resina e cimento impedem que alguns deles sejam completamente ecológicos.
Contras: Embora seja razoavelmente forte, se muito peso for colocado em um canto, ele poderá rachar. Em segundo lugar, alimentos com alto teor de ácido, como tomate, que são deixados em pé na bancada ou produtos de limpeza agressivos não totalmente removidos, podem danificar a superfície acrílica. Um pouco de cuidado impedirá que isso ocorra. As bancadas de vidro triturado são bastante caras também.
6. Laminado

As bancadas laminadas se tornaram populares nas décadas de 50 e 60 e continuaram sendo uma opção popular para muitas bancadas novas e reformadas da cozinha atualmente.
O laminado é geralmente a opção mais barata para uma bancada e é um dos materiais mais amplamente disponíveis. É perfeito para quem procura remodelar uma cozinha com um orçamento apertado.
O baixo custo também o torna ideal para pessoas que gostam de mudar a decoração de sua casa a cada poucos anos. As bancadas laminadas são baratas o suficiente para serem alteradas ao longo dos anos, algo que pode custar muito mais com uma bancada em granito.
Contras: Fácil de danificar: como o laminado é feito de camadas coladas, é mais fácil danificar a superfície da bancada. Panelas quentes podem derreter o topo e até um cigarro deixado sem vigilância pode derreter uma pequena área. A parte superior também é suscetível a arranhões de facas afiadas e outros itens no balcão. Também não é fácil reparar apenas uma seção da bancada.
7. Ladrilho

Por que não ladrilhamos nossos balcões de cozinha com mais frequência? Os ladrilhos são duráveis e fáceis de limpar, é barato e você mesmo pode fazer. A cerâmica é resistente ao calor e a arranhões. Ele vem em uma variedade de cores e padrões.
Contras: Eles são suscetíveis a manchas e bactérias. Como superfície porosa, o rejunte deve ser selado anualmente para proteger contra manchas. Mesmo assim, isso pode não ser suficiente para evitar todas as manchas.
Talvez o mais importante seja a natureza porosa das linhas de rejunte que permite a absorção de bactérias; especialmente ao manusear e preparar alimentos não cozidos. Eles não são os mais duráveis do mundo também. Embora resistentes ao calor e (até certo ponto) resistentes a arranhões, as bancadas de ladrilhos também podem lascar.
8. Madeira

Apresenta uma variedade de cores e acabamentos, sendo o bordo e o carvalho os mais populares. Cria uma superfície bastante fácil de limpar e dá um efeito aconchegante e agradável ao ambiente. Pode ser danificado pelo calor e pela água, mas também pode ser lixado e selado novamente. Faz uma boa superfície de corte.
Contras: Você provavelmente foi avisado para manter a madeira fora do banheiro por conta de como ela reage à água. A madeira pode coletar germes, crescer mofo, manchar ou até deformar quando exposta à umidade. Para combater esses efeitos indesejados, você precisará selar as bancadas de madeira imediatamente após a instalação e depois mensalmente.
9. Aço inoxidável

Há uma boa razão pela qual o aço inoxidável é usado na maioria dos restaurantes em todo o país: é praticamente indestrutível! Bancada moderna de ótima aparência. Resistente ao calor e durável. Fácil de limpar.
Contras: Eles vão arranhar. Quando você compra sua bancada, ela fica brilhante e sem riscos. Você precisa estar ciente, no entanto, de que esse efeito não vai durar muito tempo. Depois de algum desgaste, seu primeiro arranhão será exibido e, se você não estiver preparado, poderá sentir vontade de chorar. Não se preocupe, será o primeiro de muitos e deve ser completamente esperado.
Você pode esperar que ele adquira alguns amassados após um certo período de tempo. A melhor maneira de evitar isso é ter um profissional instalando seu balcão que tenha muita experiência com aço inoxidável. O metal é colocado sobre a madeira para reduzir ao mínimo o efeito amassado.
Essas Bancadas são barulhentas!
Lembra quando você era criança e estava entediado e sua mãe pegava algumas panelas e frigideiras e uma colher de pau e te deixava bater? Agora você tem a ideia do que pode esperar quando tiver esse tipo de balcão em sua cozinha.
10 – Bancadas de Resina Epóxi

As bancadas de epóxi ou como são conhecidas popularmente, porcelanato líquido, tornaram-se uma tendência crescente entre os destemidos que procuram bancadas baratas ou maneiras criativas de atualizar seu banheiro e cozinha sem gastar muito.
Os resultados podem ser absolutamente incríveis e únicos, mas as desvantagens das bancadas de epóxi devem ser bem consideradas antes de fazer uma.
Quando o epóxi endurece, cria uma superfície sólida que deve durar anos. Adoramos epóxi devido ao seu brilho duradouro. Ao contrário de vernizes e outros tipos de revestimentos, você não precisa reaplicar continuamente o material quando ele começar a ficar opaco.
Você pode colocar um prato quente na superfície sem estragar instantaneamente sua bancada. Lembre-se de que, se você deixar uma assadeira aquecida ou uma jarra de café quente sobre uma camada de epóxi, ela eventualmente danificará a superfície. Epóxi é resistente ao calor, mas não à prova de calor.
A maioria dos produtos epóxi são considerados não tóxicos e são seguros para alimentos para bancadas após a cura da resina epóxi.
Os produtos químicos que você combina para criar a superfície dura geralmente contêm alguns compostos orgânicos voláteis (VOCs), portanto, é necessária ventilação adequada durante a aplicação e por alguns dias após a evaporação do VOC.
Você pode usar praticamente qualquer produto de limpeza sem danificar o epóxi, garantindo um local seguro para preparar seus alimentos. A superfície não porosa também é resistente ao crescimento de fungos e bactérias.
Contras: Uma das principais desvantagens das bancadas de epóxi é a tarefa problemática de aplicar o epóxi. Claro, você verá fotos on-line de algumas cores e desenhos impressionantes feitos com kits de epóxi, mas isso não é fácil, mesmo para uma pessoa acostumada a fazer as coisas por si mesmo.
Adicionar um acabamento epóxi a uma bancada existente é confuso e complicado, principalmente se você nunca trabalhou com o material. O Blog do Porcelanato traz muito conteúdo sobre o trabalho com resinas epóxi é bom dar uma olhada.
Sem Segunda Chance
A criação das cores e do padrão de uma bancada de epóxi é feita em tempo real. Você está torcendo e esperando que goste dos resultados. Agora, isso é uma vantagem e uma desvantagem das bancadas de epóxi.
Por um lado, você está criando uma obra de arte individual e única. Por outro lado, talvez você seja pouco talentoso e o resultado pareça ser como o de uma criança aprendendo a colorir. Ainda arte, mas provavelmente não tão legal quanto você imaginou.
Outra questão é a qualidade inconsistente dos materiais. Nem todos os produtos epóxi oferecem os mesmos resultados. Encontramos muitos produtos inferiores que são mais frágeis ou menos resistentes ao calor em comparação com algumas das marcas recomendadas.
Escolha o material que você gosta, leve em consideração seu estilo de vida e orçamento. A cozinha é uma das partes mais importantes e que acrescentam valor a uma casa e você quer ter certeza de fará tudo corretamente.
Comentários