Cartilha voltada aos servidores municipais alerta sobre o uso consciente das redes sociais
O acesso às redes sociais faz parte do cotidiano das pessoas e com os servidores municipais não é diferente, principalmente porque algumas delas também fazem parte da rotina de trabalho. Pensando nos riscos que os servidores estão expostos, a Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec) produziu uma cartilha sobre Segurança em Redes Sociais. O conteúdo está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado por meio deste link.
Com uma linguagem simples, ilustrada e em versão PDF, a cartilha pode ser facilmente compreendida por todos e pode ser lida em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Uma vez que o principal objetivo, segundo a Agtec, é facilitar a divulgação do material de forma que os servidores além de se conscientizarem sobre os riscos e possam tomar medidas de segurança, possam também transmitir a seus amigos e familiares sobre o melhor uso das redes sociais, sem colocar em risco a privacidade e a segurança pessoal.
Para o presidente da Agtec, Rogério Ramos, é importante que os servidores usuários das redes sociais estejam cientes dos riscos que elas podem representar, e possam tomar medidas de segurança. “Produzimos essa cartilha para instruir e alertar os servidores sobre os riscos na rede social de vírus ou outras situações que possam gerar constrangimentos virtuais, ou mesmo algum problema no sistema digital da Prefeitura”.

Entre os assuntos em destaque, a cartilha traz o uso seguro da internet, formas de proteger e criar usuário e senhas, atenção aos golpes na internet, ao aceitar amigos, a atalhos, como encurtamento de URL, e nunca divulgar informações pessoais, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários. O intuito é orientar o servidor a preservar sua privacidade, da sua família e sua vida profissional.
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