Cidadania e Justiça realiza ação de apoio matricial em saúde mental para servidores do Sistema Socioeducativo
Seguindo o calendário de ações planejadas para o mês de Setembro Amarelo, a Secretaria do Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, realizou nesta segunda-feira, 23, ação de apoio matricial em saúde mental voltada para os servidores e técnicos do sistema socioeducativo com intuito de propor formas de otimizar o atendimento na área da saúde mental.
Participaram da ação a psicóloga especialista em saúde mental da Semus, Leny Cardoso, e o médico residente em psiquiatria, Railson Alves de Freitas. Na ação os profissionais da saúde apresentaram dados sobre violência autoprovocada entre pessoas com transtornos psicológicos, os índices de suicídio no país, quais são os grupos mais propícios a cometerem suicídio e seus fatores de risco. E também mostraram a Agenda de Ações Estratégicas para Vigilância e Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde no Brasil lançada pelo Ministério da Saúde no ano de 2017.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde da Seciju, Daniela Araújo, o apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico terapêutica. “O apoio matricial tem possibilitado, no Brasil, um cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária, e essa relação expande a possibilidade de realizar a clínica ampliada e a integração, o diálogo entre diferentes especialidades e profissões. Nesse contexto, insere-se a necessidade de apoio matricial das equipes de saúde do sistema socioeducativo, sensível as questões de saúde mental aos adolescentes privados de liberdade “, explicou.

A agente analista e psicóloga do Sistema Socioeducativo, Talyta Borges de Lima Cardoso, ressaltou a importância da realização desta ação para os servidores. “A experiência foi positiva e apresentou a possibilidade de ampliar nosso acesso aos serviços de saúde mental, oferecendo maior possibilidade de mudança nas vidas dos adolescentes em cumprimento de medida”, relatou a servidora.
Mês de Prevenção ao Suicídio
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização a vida. No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com objetivo de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.
Comentários