Coapa e parceiros ofertam curso de embutidos e defumados em Pedro Afonso
Terminou na tarde desta sexta-feira, 6 de setembro, na sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), o curso “Trabalhador no Processamento de Embutidos e Defumados de Suínos e Aves”. Com carga horária de 40 horas, a capacitação iniciada na segunda-feira, 2, teve participação de 16 pessoas da comunidade de Pedro Afonso.
O curso foi ofertado gratuitamente por meio do programa Formação Profissional Rural (FPR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar-TO), em parceria com a Coapa, Prefeitura de Pedro Afonso e o vereador Agnaldo Sodré.

No treinamento ministrado pela instrutora Rosa Lacerda, os participantes aprenderam a aproveitar as carnes de porco e frango para a fabricação de produtos como rocambole, linguiça, pernil, costelinha e lombo defumado. O processo completo foi explicado com cautela desde o corte até a utilização dos temperos, bem como a importância da higiene pessoal e do ambiente de trabalho, e o acondicionamento correto do produto final.
“Esse curso possibilita ao participante aprender a produzir defumados e embutidos para comercializar e ter uma renda extra, ou para utilizar na alimentação familiar”, explicou Rosa Lacerda.
Integrante do Núcleo Feminino da Coapa, Cida Mazzola já havia feito o curso de produção de embutidos e defumados há 17 anos, mas considerou que esse foi mais completo e prático. “Quis fazer novamente porque a gente sabe que as coisas mudam. Esse modo mais fácil de fazer me chamou atenção. O grande diferencial do curso foi a instrutora que tinha um conhecimento fantástico. Foi ótimo trocar experiências com outras pessoas”, elogiou a dona de casa, que chamou atenção para a importância da qualificação. “Como se diz quem bebe primeiro, bebe água limpa. Quem investe em conhecimento e profissionalização tem mais oportunidades”, lembrou.
Ao final do curso ocorreu a degustação dos alimentos produzidos.
Comentários