Cidadania e Justiça realiza ações de prevenção e combate ao uso de drogas
Com intuito de conscientizar acerca dos perigos do uso de drogas e diminuir o número de dependentes químicos no Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) atua na realização de ações de prevenção e combate ao uso de drogas. As atividades são realizadas por meio da Gerência de Prevenção contra Drogas, através do Núcleo Acolher, que também auxilia no apoio ao dependente químico e as famílias.
Entre as principais atividades desenvolvidas está a realização de rodas de conversas e oficinas voltadas principalmente ao público jovem. As ações são realizadas em instituições públicas e privadas com intuito de alertar crianças e adolescentes sobre os danos causados pelo uso de drogas. Durante as atividades profissionais das áreas psicologia, enfermagem e serviço social promovem discussões e transmitem informações de maneira dinâmica acerca das consequências do uso de entorpecentes.

A responsável pela área técnica da Gerência de Prevenção Contra as Drogas da Seciju, Sheyna Ramos, explica que o trabalho de prevenção é desenvolvido através de ações intersetoriais. “Desenvolvemos atividades intersetoriais, trabalhando de forma efetiva com os órgãos públicos, conselhos de políticas públicas e de direitos, secretariais estaduais e municipais e organizações da sociedade civil”, explicou.
A estudante Sindy Oliveira Araújo, de 15 anos, participou de uma das ações desenvolvidas no polo de capacitação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e relatou que a atividade contribuiu para seu conhecimento em relação ao assunto. “Nós tivemos um diálogo interativo e dinâmico, isso trouxe entendimento sobre o assunto e dessa forma também posso ajudar outras pessoas”, afirmou.
Para a instrutora de aprendizagem do CIEE, Ellen Gobi, a ação realizada no local foi um momento benéfico aos adolescentes. “70 alunos participaram das atividades e foi um momento de despertar os jovens para os perigos do uso de drogas”, contou.
Futuras ações
De acordo com o coordenador do Núcleo Acolher, Matheus Eije Glória, diversas atividades estão sendo planejadas para o próximo semestre de 2019. Entre as ações está a realização de atividades de prevenção em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e em unidades socieducativas e prisionais do Tocantins, além disso, a promoção de cursos para profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O coordenador que também é secretário geral do Conselho Estadual Sobre Drogas a sociedade também pode contribuir para a prevenção e combate as drogas. “A melhor maneira que a população tem de auxiliar nessa luta é buscar ter menos preconceito e mais empatia sobre o sofrimento do outro. Além disso, manter um diálogo aberto com os jovens, no sentido de alertar sobre esses perigos”, ressaltou.
Comentários