5 dicas de profissionais para decorar a sua cozinha
Uma cozinha decorada faz toda diferença. Hoje ela não é só um lugar para fazer comida, mas sim para receber amigos, aproveitar um bom vinho e se arriscar em pratos mais elaborados.
Ter uma cozinha planejada trás alegria ao momento de preparar receitas para a sua família e facilita muito também, afinal de contas, organização é tudo.
Vamos te dar 5 dicas de profissionais mas que você pode adequar ao seu orçamento, para ter a cozinha dos sonhos.
1) Adesivos de azulejo
A dica número 1 é a que as pessoas pensam que é a mais cara, mas você pode ter uma surpresa muito boa: Hoje é possível encontrar adesivos para azulejo com preços super acessíveis, de várias cores e até estampados.
Eles servem tanto para clarear uma cozinha que está muito escura, como para dar um ar mais moderno a um espaço ultrapassado.
Uma boa dica também é de pesquisar tutoriais na internet de como instalar os adesivos. Eles são práticos, não fazem sujeira e o próprio morador pode fazer a instalação, sem necessidade de um especialista.

2) Leve a natureza para dentro de casa
O verde trás uma sensação de conforto aos nossos olhos, e poder ter essa cor dentro de casa é um privilégio, ainda mais tendo a possibilidade de ter plantas, que revigoram o ar e passam uma sensação de calma e tranquilidade.
As únicas preocupações aqui devem ser de comprar as plantas adequadas para cada tipo de cozinha e depois, lembrar de molhar.
As pessoas que moram em apartamentos, normalmente possuem uma cozinha menor, mas as plantas sempre cabem no projeto, sejam com pequenos vasos de temperos em prateleiras ou até nos modernos vasos suspensos.
3) Utilize as paredes e o teto a seu favor
Paredes e tetos não foram necessariamente feitas para serem usadas como apoios para a decoração e organização mas hoje em dia elas fazem muito mais do que só limitar espaços. Você pode criar espaços com nichos, estantes e prateleiras para expor temperos, livros de receitas, canecas ou objetos decorativos.

Para aqueles que não têm medo de ousar, o teto pode servir para pendurar panelas e plantas, com os modernos pendentes.
4) Se a sua cozinha é pequena, use cores claras
Se você tem uma cozinha aberta ou integrada, você pode passar essa dica, mas se sua cozinha é fechada e pequena, essa dica é para você. As cores escuras dão a impressão de que o ambiente é menor, que o espaço é limitado e muitas vezes bagunçado, simplesmente porque você não consegue enxergar de forma clara tudo que possui. A boa notícia é que vários truques podem fazer com que você transforme esse espaço. Pintar as paredes de cores claras, cobrir a bancada e os azulejos com adesivos e, caso seja possível, pintar ou mudar os móveis.
Essas dicas te ajudam a ter um ambiente mais aberto, mas não impedem que você coloque seu estilo nos utensílios e em quadros (que recomendamos que, ainda que sejam com figuras escuras, tenham a moldura clara).
5) Invista na iluminação
Essa dica complementa a dica número 4 para as cozinhas pequenas e escuras, e ao mesmo tempo é perfeita para ajudar na harmonização das cozinhas maiores.
Para ambientes pequenos, a recomendação são as luzes embutidas no teto, pois elas economizam espaço e dão um ar moderno a sua cozinha. A luz branca é ideal para dar uma sensação de amplitude e clareza e por isso é a mais recomendada. Caso você já siga essa dica porém sua cozinha ainda está escura, você pode adicionar pontos de luz nos lugares mais utilizados. Um bom exemplo são os pontos de luz embutidos nos armários suspensos.
Para os sortudos com cozinhas maiores, os pendentes são perfeitos para dar um ar atual ao seu espaço. Sobre as bancadas ou ilhas, deixam um ar sofisticado e ajudam a concentrar a luz nos pontos chaves da cozinha.
Essas dicas irão te ajudar muito na hora de montar ou reformar sua cozinha de forma prática, sem gastar muito e aprendendo a lidar com os espaços.
Comentários