Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa encerra com elaboração de propostas para serem apresentadas em Brasília
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi) realizou nesta sexta-feira, 14, o último dia da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), em Palmas, e reuniu representantes de diversos municípios do Tocantins para deliberar sobre propostas a serem levadas pelos delegados para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em novembro, em Brasília.
O segundo dia de programação foi dividido por eixos temáticos discutido amplamente entre os participantes do evento, com intuito de analisar e melhorar as propostas de cada eixo, e formular propostas para serem apresentadas na Conferência Nacional. Os temas que subsidiaram os debates foram: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação; Enfretamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos.
A presidente do Cedipi, Sandra Maria Ribeiro Leitão, explicou que as propostas apresentadas já foram anteriormente discutidas nas regionalizadas. “Nós optamos por discutir os eixos de forma coletiva, para que todos tenham a oportunidade de pontuar suas observações, tudo que está sendo apresentado foi deliberado a partir das sete conferências regionalizadas, com a participação de 800 pessoas”, contou.

Delegados para Conferência Nacional
Uma das deliberações do último dia de conferência foi a realização de sorteio dos delegados que representarão as demandas do Tocantins na Conferência Nacional. Oito pessoas foram sorteados, dentre elas quatro são representantes da sociedade civil, três governamentais e uma que irá como convidada, além da presidente do Cedipi. Os contemplados preencheram uma ficha que comporá o Relatório Padrão Nacional e será enviado a Brasília.
Sandra explicou como é formado o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e como foram escolhidos os delegados para serem sorteados e irem representar o Tocantins na Conferência Nacional. “O conselho é composto pelo governo e pela sociedade civil. As pessoas sorteadas para representar o governo são os servidores da Secretaria de Cidadania e Justiça e, as da sociedade civil, são compostas por representantes de instituições privadas, filantrópicas e ONG’s”, explicou a presidente.

Para a assistente social que atua na Diretoria dos Direitos Humanos da Seciju e é suplente no Cedipi, Alaídes Cardoso, o evento tem grande importância para toda a sociedade. “A conferência discute temas essenciais, pois é importante chamar a atenção da sociedade para as políticas públicas voltadas aos idosos, pensando neles, nós também estamos pensando no futuro de toda população que ainda não chegou nessa idade”, ressaltou.
A delegada representante da sociedade civil do município Buriti do Tocantins, Maria Denise Jesus Silva, acredita que a conferência traz grande conhecimento para os presentes. “Está sendo muito importante participar desse evento, pois desta forma nós temos mais conhecimento dos direitos dos idosos e quanto mais conhecermos sobre nossos direitos, melhor é”, afirmou.

Atendimentos de saúde
Além das discussões políticas, o último dia do evento contou com atendimentos ligados à saúde, realizados através da parceria com a Faculdade de Palmas (FAPAL). Durante a manhã desta sexta-feira, 14, professores e acadêmicos do curso de enfermagem realizaram verificação de pressão arterial e glicemia com os idosos presentes na conferência.
Comentários