Coapa distribuirá manivas-sementes e apresentará novas variedades de mandioca na Agrotinsgrotins
O evento técnico tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A palestra, que será ministrada pelo técnico agrícola Fernando Antônio Teixeira, no Auditório da Agricultura, das 16 às 17 horas, apresentará os resultados obtidos pela cooperativa de Pedro Afonso e seus parceiros nas pesquisas realizadas com 68 variedades de mandioca.

Destinada a agricultores familiar, técnicos e participantes da feira em geral, a apresentação abordará o histórico do Projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária), os avanços das pesquisas de melhoramento genético e apresentará as novas variedades da leguminosa.
Durante o evento também serão distribuídos kits de manivas-sementes aos participantes da palestra e da feira. Ao todo, serão entregues 500 kits com 20 variedades de mesa e industrial.
Segundo Fernando Teixeira, o objetivo da palestra e da distribuição de manivas e fazer com que os produtores conheçam as variedades apresentadas. “O kit é composto por variedades de mesa e também industrial. Dessas, 16 vieram de outras regiões e estamos fazendo testes de adaptação as condições de solo e clima do Tocantins”, explicou o técnico.
Projeto Reniva
Implantado em 2014, em uma área experimental com dois hectares na Fazenda São João, em Pedro Afonso, o Projeto Reniva tem por objetivo estimular a produção de mandioca com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.
No projeto, os materiais são melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Livres de pragas e doenças, as mudas são enviadas para Pedro Afonso, onde se testa a adaptação à região na área experimental. O foco é atender produtores da agricultura familiar, que cultivam terras em pequenas propriedades como chácaras e sítios.
O projeto é uma iniciativa da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura de Pedro Afonso e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). (Ascom Coapa)
Comentários