Escola Batista Ágape realiza evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra em Paraíso TO
A Escola Batista Ágape realizou entre os dias 21 a 25 de novembro, o projeto “Negro sem Preconceito”, a ação é alusiva ao “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 de novembro.
O objetivo do mesmo é conscientizar os alunos e pais pela valorização e do respeito ao próximo, independente da sua raça ou posição social.
No evento os alunos realizaram atividades voltadas para esses objetivos, através da releitura de obras literárias como: O cabelo de Lelê e as Cores de Mateus, bem como as pesquisas voltadas a personalidades negras como: Nelson Mandela.
Um dos estudos bases para a construção deste projeto foi o versículo bíblico de João 15:12 “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei”.
No dia 25 foi realizada a culminância da programação, com a participação dos pais, através de algumas comidas típicas da história e cultura negra que permanecem até os dias atuais.
Os trabalhos foram expostos para toda comunidade escolar.
Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar – até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
(Assessoria de Imprensa)
Comentários