Comitê da bacia hidrográfica do rio Formoso realiza 1º seminário sobre água na região sul
“Assim como o coração que bombeia e distribui um dos principais elementos do corpo humano: o Sangue; o Comitê de Bacia Hidrográfica é responsável pela distribuição cautelosa e justa do elemento principal da vida: a Água”. Com essa temática o Comitê de bacia hidrográfica do rio formoso realizará, nos próximos dias 2, 3 e 4 de agosto, o 1º seminário de usos múltiplos de recursos hídricos.
O evento vai acontecer no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi e visa capacitar os membros do comitê sobre o uso responsável dos recursos hídricos e falar da importância de um Comitê de bacias, sobretudo numa região polêmica quanto ao uso desse bem que é a água.
Na ocasião serão realizadas palestras sobre os diversos motivos e causas da escassez de água nos rios e córregos, bem como os múltiplos usos dos recursos hídricos da região e as diversas causas que contribuem para a redução do volume de água, especialmente nessa época do ano, como: uso irracional, fatores climáticos, ausência de chuvas por longos períodos e outros fatores que favorecem a redução da água nos leitos dos rios.
A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Pedromária Batista de Melo considera o tema de grande importância para a humanidade, sobretudo por se tratar do elemento principal da vida na terra, em todos os aspectos. “Eu entendo que falar de água nesse momento, principalmente numa bacia como a do Rio Formoso, que abastece grandes lavouras é fundamental para entendermos os motivos da escassez desse bem”, declara.
De acordo com a presidente do Comitê nesse período do ano não falta água apenas nos rios, mas também em córregos e nascentes e o encontro vai ajudar a sociedade entender os motivos. “Hoje em dia a escassez da água é motivo de muitas críticas, mas ninguém se preocupa em saber o que está motivando essa escassez”, esclarece.
O evento contará com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro Carreira; do presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros; do secretário de estado da agricultura (Seagro), Clemente Barros Neto e do diretor do Campus Universitário da Universidade Federal do Tocantins, Gurupi, Gil Rodrigues dos Santos.
Comentários