Prefeitura entrega túnel na zona portuária que substitui perimetral
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã deste domingo (19), na região portuária da cidade, o novo túnel Prefeito Marcello Alencar. Com 3.370 m de extensão, é considerado o maior túnel rodoviário urbano do Brasil, ligando o Armazém 8, na avenida Rodrigues Alves, à avenida General Justo, nas proximidades do aeroporto Santos Dumont. Com a inauguração do túnel e da via expressa, com extensão total de 6,8 km, os cariocas voltam a ter uma ligação viária entre a Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói e Aterro do Flamengo, que substitui o trajeto antes feito pelo elevado da Perimetral.
O túnel é composto por duas galerias e com três faixas de rolamento por sentido. A galeria no sentido Aterro do Flamengo, inaugurada neste domingo (19), tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia. Já a galeria sentido avenida Brasil será inaugurada até o final do mês de julho, elevando a capacidade para 110 mil veículos por dia.
De acordo com o prefeito, a obra foi feita sem recursos públicos.
— Esse túnel é fruto de muita reflexão sobre a cidade, um sonho de muitos prefeitos. E para nós é uma honra poder homenagear um governante que pegou esta cidade em uma situação difícil, como prefeito, e realizou uma gestão transformadora. Marcello Alencar amava o Rio de Janeiro e o seu povo, que andava pelo subúrbio e prestigiava aquela região da cidade. Um convívio que me fez aprender muito a valorizar aqueles que mais precisam. Agradeço muito à população, que soube compreender a importância desse reencontro do Rio com a sua história e as transformações que estão acontecendo. Estamos falando do maior túnel urbano do país, uma obra erguida sem nenhum recurso público.
A inauguração do túnel foi acompanhada com emoção por familiares de Marcello Alencar, como D. Célia, viúva do ex-prefeito, e o filho Marco Aurélio, além de netos e bisnetos do homenageado.
A via expressa vai desafogar o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças, com redução de tráfego estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. No Santa Bárbara, sentido zona sul, a queda projetada será de 800 veículos de um total de 3.400 no horário de pico da manhã. Já o Rebouças, no sentido zona sul, terá redução de 700 veículos de um total de 4.200. No pico da tarde, projeções indicam que o número de carros no Rebouças deverá cair 750 do total de 4.500 veículos, menos 15%. No Santa Bárbara, a estimativa de diminuição é de 25%, 800 do total de 3.500 carros.
O túnel Prefeito Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego diariamente das 22h às 4h. Nesse horário, motoristas em direção ao centro deverão seguir pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas. Para acessar a zona sul, recomendam-se duas opções: seguir pela avenida Presidente Vargas até o viaduto 31 de Março e túnel Santa Bárbara ou elevado Paulo de Frontin e túnel Rebouças. (R7)
Comentários