Conheça os segredos do apóstolo milionário Valdemiro Santiago

Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus usa dinheiro dos fiéis para enriquecimento próprio

Postada em: 19/03/2012 09h31m
Saiba com exclusividade como o dirigente evangélico Valdemiro Santiago desvia dinheiro doado pelos fiéis para enriquecimento pessoal. Documentos obtidos pelo Domingo Espetacular, da Rede Record, comprovam que o apóstolo comprou várias fazendas no Pantanal (MT) com dinheiro da igreja. São terras de perder de vista e milhares de cabeças de gado, pista de pouso e mansão com piscina.

São fazendas riquíssimas encravadas no coração do Pantanal. Elas foram compradas com dinheiro dos fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus. O dono delas é o homem que se intitula apóstolo e presidente da igreja.

Segundo a Justiça, a Igreja Mundial tem dezenas de templos ameaçados de fechar por ordens de despejo. Ao mesmo tempo, o apóstolo Santiago fica cada vez mais rico.

Foi no município de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso, que o apóstolo Valdemiro virou dono de várias fazendas, uma ao lado da outra. Juntas, elas formam uma imensa propriedade, de dar inveja aos homens mais ricos do país. São mais de 26 mil hectares, o equivalente a 13,4 mil estádios do Maracanã.

Somando tudo, gado, terras e benfeitorias, o investimento total de Valdemiro chega a R$ 50 milhões em dinheiro vivo, mais do que a maioria dos prêmios da Mega-Sena acumulada. O valor é suficiente para comprar 20 Ferraris 0 km, o carro mais caro do Brasil, ou dez coberturas em Nova York (EUA), a cidade mais cara do mundo.


Revista Época: Valdemiro Santiago transforma a Igreja Mundial no novo império evangélico

Com o título Milagres e milhões, a revista Época desta semana fala sobre o apóstolo Valdemiro Santiago, que a revista chama de “o novo império evangélico”. Segundo Época, Valdemiro comanda uma estrutura que reúne 2.350 templos, cerca de 4.500 pastores e tem sedes em mais 12 países.

Com promessas de cura e até de ressurreição, o apóstolo Valdemiro Santiago transformou sua Igreja Mundial num novo império evangélico

– Uma das histórias que mais me impressionou (sic) foi de um homem que morreu. Como se diz no Nordeste, ele estava na pedra. A família já tinha recebido atestado de óbito. A filha dele chegou em mim na igreja, me abraçou e disse: “Se o senhor disser que ele está vivo, ele viverá”. O que houve ali foi pela fé dela. Comovido, respondi: “Então, está vivo”. Quando ela voltou para casa, estavam se preparando para velar o corpo e receberam a notícia de que o homem havia voltado à vida. Os médicos tentaram justificar, mas não conseguiram entender como o coração dele voltou a bater. Foi uma ressurreição.

O relato acima foi feito em 2009 pelo líder evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira numa de suas raras entrevistas, concedida a uma publicação evangélica chamada Eclésia.

Alto, negro, extrovertido, de fala rouca cheia de erros de português e forte sotaque mineiro, Valdemiro, de 46 anos, é o criador, líder absoluto e autoproclamado “apóstolo” da Igreja Mundial do Poder de Deus. Caçula entre as neopentecostais, a igreja foi fundada em 1998, em Sorocaba, interior de São Paulo. Mineiro de Palma, região de Juiz de Fora, Valdemiro gosta de se definir como “homem do mato” ou “um simples comedor de angu”. Na pregação diária de bispos e pastores e no boca a boca de milhares de fiéis, é reverenciado como milagreiro. Além de afirmar ressuscitar os mortos, cultiva a fama de curar de aids, câncer, cegueira, surdez, tuberculose, hanseníase, paralisia, alergias, coceiras e dores em qualquer parte do corpo e da alma. Num domingo com três cultos, Valdemiro chega a apresentar mais de 30 testemunhos de cura. ÉPOCA tentou falar com Valdemiro durante dois meses. As solicitações foram feitas por meio de assessores e bispos e diretamente a ele, na saída de cultos. Em duas ocasiões, ele prometeu dar entrevista, mas nunca agendou.

Dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus, a Mundial é a menos organizada das evangélicas. Seus templos têm instalações precárias. A pregação é classificada por alguns como “primitiva”. Há gritos, choros e performances espalhafatosas. Até suas publicações são visivelmente mais pobres que as das concorrentes. Apesar de fazer quase tudo no improviso, a Mundial já é considerada o maior fenômeno religioso do Brasil desde a criação da Igreja Universal, em 1977, sob a liderança do bispo Edir Macedo. Mais que isso, a Mundial começa a se firmar como ameaça ao império que a Universal ergueu no campo das neopentecostais.

Carismático, intuitivo, meio desafiador, meio fanfarrão, Valdemiro comanda uma estrutura que, de acordo com números da igreja, reúne 2.350 templos, cerca de 4.500 pastores e tem sedes em mais 12 países. Só em aluguéis de imóveis para cultos a Mundial gasta R$ 12 milhões por mês, segundo estima o diretor de compras da igreja, Mateus Oliveira, sobrinho de Valdemiro. Em número de templos, a Mundial superou duas de suas três concorrentes neopentecostais: a Internacional da Graça, do missionário R.R. Soares, e a Renascer, do casal Estevam e Sônia Hernandes. Nos últimos dois anos, a Mundial praticamente multiplicou por dez seu tamanho (em 2008, eram 250 templos). Mantido o atual ritmo de crescimento, ela ultrapassaria a Universal até 2012. A igreja de Edir Macedo afirma ter 5.200 templos e 10 mil pastores.

Uma característica nova na expansão da Mundial está naquilo que o sociólogo Ricardo Mariano, estudioso de religião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, chama de “pescar no próprio aquário evangélico”. Estudos sugerem que a maior parte dos seguidores da Mundial veio de outras neopentecostais, principalmente da Universal. Poucos eram do meio católico, tradicional fornecedor de fiéis para denominações evangélicas. “Calculo que mais de 50% dos membros da Mundial saíram da Universal, uns 30% da Internacional da Graça e o resto das demais evangélicas ou outras religiões”, diz Paulo Romeiro, professor de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor de um livro sobre a igreja.

Na cúpula da Mundial, a presença de ex-membros da Universal é expressiva. Estima-se que 90% dos bispos e até 80% dos pastores tenham sido formados por Edir Macedo. O próprio Valdemiro tem origem na Universal, onde atuou por 18 anos. O apetite com que a Mundial avança sobre a Universal aparece até na distribuição geográfica dos templos. Valdemiro tem predileção por instalar igrejas em imóveis que já foram ocupados pela Universal.

Parte do encanto de Valdemiro está na imagem messiânica que ele construiu em torno de si, contando histórias mirabolantes. A mais espetacular está no livro O grande livramento: ele descreve um naufrágio que sofreu em Moçambique em 1996, quando ainda era da Universal. Valdemiro diz que ele e três conhecidos foram vítimas de uma sabotagem, que fez a embarcação afundar a 20 quilômetros da costa. A partir daí, a história ganha ares cinematográficos.

Valdemiro na época pesava 153 quilos (anos depois, ele faria uma cirurgia de redução de estômago). Ele diz que deu os únicos três coletes aos colegas e começou a nadar a esmo. Diz ter nadado oito horas “contra forte correnteza”, “ondas gigantes” e cercado por “tubarões-brancos assassinos” e “barracudas agressivas”. Na travessia, prossegue sua narrativa, um pedaço de sua perna foi arrancado e seus olhos foram queimados por “águas-vivas gigantes”. Quando finalmente chegou à praia, diz ele, dormiu na areia e acordou nos braços de dois estranhos, “africanos seminus”. “Tive a clareza de que os anjos do Senhor haviam me visitado e me dado o livramento”, diz. Dos três companheiros, dois morreram e um foi resgatado. Na época, jornais noticiaram o naufrágio, mas muita gente na igreja duvidou do relato. Um bispo foi à África fazer uma sindicância, mas isso não sanou as dúvidas.

Valdemiro também conta outros três causos de “livramento”. Diz que, numa ocasião, caiu do 8º andar de uma obra, mas nada sofreu. Afirma também que, passeando de carro “na África”, uma bomba de um campo minado explodiu “arremessando nosso carro uns 3 metros para o alto”. Diz ainda que sofreu uma tentativa de assassinato, mas os “matadores profissionais” erraram os cinco tiros. “Assustados, jogaram o rifle para dentro do carro e fugiram”, afirma.



Além dos “livramentos”, a Mundial ostenta ainda outras três distinções em relação às concorrentes. A principal é a ênfase na cura. Diferentemente da Universal, que cresceu preconizando o exorcismo, ou da Renascer, que concentra o foco na prosperidade, a Mundial promete soluções divinas para doenças terrenas. O discurso não é novo. Nos anos 50, milagres de cura eram o mote da Igreja do Evangelho Quadrangular e da igreja O Brasil para Cristo, de Manoel de Mello. Valdemiro remasterizou o tema. Para dar credibilidade ao discurso, às vezes recorre ao médico Wandemberg Barbosa, que sobe ao altar para dizer que a medicina não explica certos fenômenos. “Há casos que só podem ser milagres”, diz Barbosa. “Tomo cuidado com o que falo porque existe a fiscalização do CRM (Conselho Regional de Medicina), mas Valdemiro não provoca a descrença na medicina. Ele nunca manda ninguém interromper o tratamento.”

Outra característica que distingue a Mundial é a sacralização do suor. A cada culto, Valdemiro passa quase três horas no altar. Ali, ele grita, canta, ri, chora, pula, se ajoelha e sua. Sobretudo sua. Quando a reunião termina, seu suor é disputado pelos fiéis. Mais de 200 chegam a cercá-lo. Tremendo, chorando, eles usam toalhinhas fornecidas pela igreja para coletar alguma umidade. Depois, esfregam o pano no próprio corpo, em fotos ou documentos. “A valorização do suor, que ocorre com vários líderes da Mundial, é uma novidade completa entre os protestantes”, diz o sociólogo e teólogo Ricardo Bitun, da Universidade Mackenzie. “Valdemiro é corajoso ao permitir que o público toque em seu corpo. Nenhum outro líder evangélico faz isso”, afirma o sociólogo Antônio Flávio Pierucci, da Universidade de São Paulo (USP).

O terceiro elemento distintivo da Mundial é a composição de uma cúpula majoritariamente negra. Os bispos Josivaldo Batista, o segundo na hierarquia, e Roberto Damásio, o terceiro, também são negros. Valdemiro fala com orgulho sobre a presença de negros na direção da igreja. E afirma já ter sido discriminado por sua cor. Eis o que diz o jornalista Ronaldo Didini, ex-homem de confiança de Edir Macedo que hoje trabalha como consultor de mídia para Valdemiro: “Uma vez, numa reunião de lideranças da Universal, Valdemiro foi indicado para liderar a igreja no Paraná. Macedo foi contra, dizendo que a sociedade paranaense era elitizada e que não mandaria um negro para lá. Quem defendeu o Valdemiro foi o Honorilton (Gonçalves), hoje presidente da Record. Mas não adiantou”. Por meio de sua assessoria, a Universal afirmou que tem vários pastores e bispos negros e que a acusação de discriminação contra Valdemiro é improcedente.

A Mundial não vive só de inovação. Noutros aspectos, aproveita o know-how dos concorrentes, como a prática de distribuir bens em nome de terceiros para esconder o enriquecimento das lideranças. “A Mundial cresceu muito. Então há coisas que o apóstolo coloca no nome de outros. Eu já tive veículos da igreja em meu nome”, diz Jorge Lisboa, obreiro e assessor da Mundial, presença frequente no altar ao lado de Valdemiro. “O primeiro carro que o apóstolo comprou pela igreja colocou no meu nome. Muita coisa é assim. Sabe por que o R.R. Soares está estacionado? Porque dedicou tudo à família. O dirigente tem de confiar nos outros. Se comprar dez emissoras de rádio, tem de colocar em nome de pessoas diferentes.” O missionário R.R. Soares não respondeu aos pedidos de entrevista de ÉPOCA.

A prática descrita por Lisboa é confirmada pelo advogado Fausto Bossolo, membro da Mundial e assessor do vereador José Olímpio (PP), representante da igreja na Câmara Municipal de São Paulo. “Como é que você vai declarar isso no Imposto de Renda? A Igreja Evangélica tem um crescimento absurdo e a demanda é muito grande”, diz ele. “Então é complicado colocar (tudo) no nome de uma pessoa só. Você tem uma casa e daqui a um ano tem 20. E aí? Como fica?”

Como outras igrejas neopentecostais, a Mundial também não se acanha em pedir ofertas. Apesar do perfil pobre do público, os pregadores não hesitam em estabelecer valores altos para as contribuições. Valdemiro já pediu até 30% da renda do fiel, o que foi batizado de “trízimo” : “Você vai dizer para Deus o seguinte: ‘Senhor, 70% de tudo o que o Senhor me der neste mês é meu. E 30% são da sua obra’”, disse. Depois, associou o “30” à “Santíssima Trindade”. Apesar de dizer que não faz distinção entre doadores, a Mundial qualifica as ofertas em categorias: ouro (R$ 300), prata (R$ 100) e bronze (R$ 50). “Quando Jesus nasceu, recebeu três presentes: ouro, incenso e mirra. Qual foi o mais importante?”, disse Valdemiro num culto. E respondeu: “O ouro!”.



FLAGRANTE: Um policial exibe fuzis apreendidos com pastores da Igreja Mundial em Mato Grosso do Sul. O próprio Valdemiro já foi preso com armas ilegais

O ex-pastor Rafael Ferreira, um dos raros dissidentes da Mundial, dá detalhes das táticas de arrecadação: “Em Mato Grosso havia uma meta de R$ 1 milhão por mês, além dos R$ 500 mil para pagar a TV. Eu era responsável pelos depósitos. Todo dia ia ao Bradesco do centro de Cuiabá e depositava de R$ 80 mil a R$ 100 mil na conta da igreja”. Ferreira atuou por três anos na Mundial. Ele conta como eram os “cursos de pregação”: “O bispo Sidney Furlan mandava a gente subir no altar e orientava sobre o que falar para comover o povo. Dizia que era preciso fazer um teatrinho, um sensacionalismo para o povo acreditar que a igreja era responsável pelas curas e milagres”. Ferreira, que se diz ex-homossexual, foi expulso da Mundial em dezembro. Ele pede R$ 1 milhão na Justiça por discriminação e calúnia. Os representantes da igreja em Cuiabá não quiseram comentar suas afirmações.

Problemas com a Justiça não são uma novidade para a Mundial. No começo do mês, três pastores da igreja foram presos pela Polícia Rodoviária em Mato Grosso do Sul. Com eles foram apreendidos sete fuzis, que, segundo a polícia, saíram da Bolívia e seriam entregues para traficantes no Rio de Janeiro. O próprio Valdemiro já foi apanhado em situação parecida. Em abril de 2003, o Ford Mondeo que dirigia foi parado numa blitz em Sorocaba. No carro, havia 26 cartuchos de munição e três armas: uma carabina calibre 22 e espingardas calibres 12 e 15. “Ele disse que era caçador. Falou que tinha morado na África, onde caçava elefantes”, diz o policial Danilo Ramos, que atuou no flagrante. Na casa do apóstolo, “um lugar sujo, nos fundos de um quintal”, segundo Ramos, os policiais acharam mais duas espingardas ilegais. Na delegacia, Valdemiro afirmou que ganhava “aproximadamente R$ 500 por mês” e não tinha imóvel nem dinheiro no banco. Passou a madrugada preso. Em 2005, foi condenado a dar três cestas básicas a uma instituição de caridade.

Ainda em 2003, Valdemiro voltou a esbarrar na ilegalidade. Ao renovar a carteira de motorista, usou o RG 16.717.037, que pertence a uma mulher nascida em Paraibuna, no interior de São Paulo. A habilitação, com o número de RG errado, venceu em 2008. Não consta que ele tenha tido problema por ter circulado com um documento com informação falsa.

Com o crescimento da Mundial, o padrão de vida de Valdemiro mudou radicalmente, embora ele continue cultivando a imagem de interiorano simplório diante dos fiéis. Valdemiro mora num condomínio de luxo em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando precisa se deslocar, usa dois helicópteros e um jato Citation Excel, de R$ 18,5 milhões, alugado há cinco meses. O helicóptero menor é um Bell Jet Ranger 206B3, avaliado em R$ 1,3 milhão. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele já pertenceu à apresentadora Xuxa. Hoje, está em nome de uma factoring chamada Athenabanco, que diz ter vendido o aparelho à Mundial no fim de 2008, em 12 parcelas. “O pedido de transferência para a igreja está na Anac há dois meses, mas o processo é lento”, diz Robinson Leite, diretor da Athenabanco.



O helicóptero grande é um Agusta A109-C, comprado pela Mundial em setembro de 2009, por R$ 5,1 milhões. Potente, luxuoso e seguro, o Agusta é um dos aparelhos mais cobiçados do mercado. Para embarques e desembarques perto de casa, Valdemiro usa o heliponto de Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!. É uma situação provisória (que Dallevo prefere não comentar). Em pouco tempo, Valdemiro deverá construir seus próprios helipontos. A amigos, disse que vai construir um perto de sua casa e outro perto do enorme templo que está erguendo na Zona Sul de São Paulo.

A frota de aeronaves já parece insuficiente para o apóstolo. Há algumas semanas, corretores foram acionados para tentar vender o Agusta por US$ 2,5 milhões. “O plano de Valdemiro é comprar um Agusta Grand, o mais sofisticado da marca, que custa uns US$ 7 milhões”, diz um profissional do mercado. O avião também pode estar com os dias contados. “Eu já disse para o Valdemiro que ele precisa comprar um jato intercontinental. A igreja está em expansão na África”, afirma Ronaldo Didini.

Em seu próprio nome, o patrimônio de Valdemiro é bem menor. Com a mulher, a bispa Franciléia, ele é sócio de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs, que trabalham para a igreja. Franciléia é uma loira de 44 anos. Com joias e roupas chamativas, ela acompanha Valdemiro nos cultos e ora chorando. Ainda é sócia da editora que publica livros da Mundial. Oficialmente, a renda do casal sai apenas da venda dos livros e CDs. Os outros bens de Valdemiro são um Fusca 1969, uma moto 125 cilindradas e uma picape Dodge RAM 2.500 avaliada em R$ 100 mil.

O motor do crescimento acelerado da Mundial é sua estratégia de mídia, considerada a mais agressiva entre os evangélicos. Até dois anos atrás, a Mundial disputava fiéis pela TV em pé de igualdade com os concorrentes, alugando pequenas faixas da programação. Em agosto de 2008, deu um salto. Valdemiro fechou um acordo com a família Saad, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e passou a ocupar 22 horas diárias da grade da Rede 21, canal UHF com alcance nacional. O negócio, que garantiu presença avassaladora da Mundial na TV, foi articulado por Didini, que ficou com o cargo de gestor de conteúdo da emissora.

A Mundial tem também acordos com a Rede TV! – em que ocupa três horas e meia da programação diária – e com a CNT – oito horas por dia. Transmite por satélite para cinco países da África. No rádio, mantém operações em vários Estados. As mais relevantes no Rio e em São Paulo, onde a Mundial arrendou uma emissora FM para transmitir 24 horas por dia.

Ainda que a cúpula da Mundial mantenha segredo sobre a movimentação financeira da igreja, todos concordam que o gasto mais relevante é com mídia. Um membro da cúpula afirmou que o desembolso total nessa rubrica está em torno de R$ 13 milhões por mês. “No Canal 21, o apóstolo deve estar pagando uns R$ 7 milhões, daí para mais. Na Rede TV! foi renovado por R$ 1,9 milhão. E na CNT uns R$ 800 mil”, diz o assessor Jorge Lisboa sobre os três principais contratos. Para filmar eventos externos, a Mundial contratou a produtora de TV Casablanca, a maior do setor no Brasil.

A nova ambição de Valdemiro é política. Seguindo a tendência de outras igrejas, ele quer criar sua própria bancada em Brasília e eleger um representante seu em cada Assembleia Legislativa do país. “A estratégia do apóstolo é lançar só um federal e um estadual por Estado. É para não ter competição interna”, diz Irio Rosa, escalado para ser candidato a deputado estadual no Paraná pelo nanico PSC (Partido Social Cristão). A legenda, cujos maiores expoentes são o senador Mão Santa (PI) e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, deverá lançar a maioria dos candidatos da Mundial. Rosa, exibido constantemente na TV da Mundial, admite que mal conhece o Paraná.“Eu queria sair candidato por Brasília, mas o apóstolo não deixou. Então, faz um ano que estou morando em Curitiba”, diz.

Um dos colaboradores mais importantes de Valdemiro fará dobradinha com Rosa no Paraná. É o executivo Ricardo Arruda Nunes, ex-presidente do desativado Banco de Crédito Metropolitano, conhecido como o banco da Igreja Universal. Nunes diz ser hoje responsável pela “estratégia financeira” da Mundial. Ele já foi investigado pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República por suas supostas relações com empresas-fantasmas que teriam sido criadas pela Universal para lavar dinheiro. Agora, prestador de serviços para a Mundial, frequenta os cultos de Valdemiro todo domingo.



Em janeiro, Valdemiro Santiago quase recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu altar. A ocasião era um culto no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, com público estimado em 50 mil pessoas. Lula chegou a confirmar presença, mas não apareceu, porque teve uma crise de hipertensão. Para representá-lo, compareceram dois petistas: o prefeito Luiz Marinho e o senador Aloizio Mercadante. “Eu não conhecia Valdemiro”, disse Mercadante. “É mesmo impressionante. Ele prega de forma muito direta, autêntica e popular. Lembra as manifestações que a gente fazia aqui neste mesmo lugar com os trabalhadores, um movimento forte, espontâneo e que incomoda as elites.” Mercadante prometeu articular um encontro de Valdemiro com Lula. Até a semana passada, nenhuma reunião tinha sido agendada.



Valdemiro procura cultivar contatos com políticos de diversas tendências. Mantém boas relações com o tucano Marconi Perillo, senador por Goiás, e com Ivo Cassol (PP), governador de Rondônia. “Imagine uma pessoa íntegra, boa, verdadeira. É ele, Valdemiro. Ele faz coisas que só Deus pode fazer”, diz Cassol. Ele costuma recebê-lo em sua fazenda, em Rondônia, para pescar. Entre os políticos de destaque, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é o único com quem Valdemiro tem relacionamento dúbio. Em 2008, Valdemiro pediu votos para Kassab. No ano passado, quando a sede da Mundial no Brás, centro de São Paulo, foi lacrada por falta de segurança e excesso de barulho, Kassab passou a ser tratado como inimigo.

A sede do Brás é um galpão enorme e antigo, que funcionava como fábrica da família Matarazzo. Ocupa uma área de 43.000 metros quadrados e foi comprado pela igreja por R$ 60 milhões em 60 parcelas. O embargo ocorreu porque o imóvel tinha fiação exposta, piso e teto comprometidos e não contava com saídas de emergência, além de produzir muito barulho. Enquanto providenciava reformas, Valdemiro dizia que o fechamento era uma “perseguição dos poderosos à obra de Deus”. Várias vezes ameaçou retaliar Kassab nas urnas. A sede, que ficou 53 dias lacrada, é a principal fonte de renda da Mundial. “O fechamento da nossa igreja provocou um prejuízo de milhões e milhões de reais”, disse Valdemiro num culto em fevereiro, enquanto pedia mais ofertas aos seguidores.

De todos os assuntos relacionados à vida de Valdemiro, um dos mais polêmicos e misteriosos é sua saída da Universal. Valdemiro é o único dissidente de Edir Macedo que prosperou criando sua própria igreja. Depois de ocupar posições de destaque em São Paulo, Paraíba, Pernambuco e em Moçambique, Valdemiro rompeu com a Universal em 1997. Sua importância pode ser medida pelas participações societárias que acumulou. No último ano de Universal, tinha em seu nome duas TVs e três rádios FM da igreja. Há várias versões para a ruptura. Alguns dizem que Valdemiro foi expulso por desviar dinheiro da Universal. Outros dizem que ele discordou de Edir Macedo na nomeação de um bispo. Há quem diga que ele caiu em desgraça porque brigou com autoridades de Moçambique e atrapalhou a expansão da igreja por lá. Sua saída não foi amigável. “Sabe o que o Macedo fez com ele? Deu R$ 50 mil e um Gol velho. Jogou na mesa. Foi assim que o Macedo fez, ó: ‘Se você ficar, vou te dar uma liderança forte, um Audi, tudo. Se sair, leva R$ 50 mil e um Gol velho’”, afirma Didini, que deixou a Universal na mesma época. “Ganhei R$ 100 mil quando saí. O cara (Valdemiro) foi um líder, trabalhou 18 anos lá, deu a vida pela igreja e só levou R$ 50 mil.”

Parte importante do sucesso da Mundial é resultado da crise da Igreja Universal. Lideranças evangélicas dizem que a Universal começou a enfrentar problemas quando Edir Macedo passou a dedicar a maior parte de sua atenção à TV Record. “Ele deixou de ser igrejeiro, virou empresário e foi morar nos Estados Unidos, longe dos fiéis”, afirma o ex-bispo Marcelo Pires, que atuou na Universal e hoje move processos judiciais contra a igreja. “O seguidor da Universal nem vê mais o Edir pregando. Como não sente o carinho de seu líder, procura outras igrejas.” Há também o desgaste provocado pelas denúncias recentes de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito contra líderes da Universal.

Desde a criação da Mundial, Edir Macedo nunca manifestou nenhum tipo de temor sobre a concorrente. Dias atrás, ele publicou um post em seu blog em que cita pela primeira vez a Mundial. Edir Macedo reproduziu a carta de uma fiel que teria passado pela igreja de Valdemiro. Ela diz que na Mundial viu sua vida espiritual “caindo a cada dia”. Os parceiros de Valdemiro comemoraram. Para eles, Edir Macedo passou um atestado de preocupação.



Fonte: Revista Época

VALDEMIRO SANTIAGO
  • Foto: midiacon.com.br
  • Fonte: Domingo Espetacular/R7
  • Postador: Surgiu Abr

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem

  • De: Meg oliveira
    Como o povo e ingenuo digo ingenuo para não usar termos.
    Enquanto o patrimônio dele cresce existem fieis na igreja passando fome.
    Acordem !!!!!!!
    23/06/2014 ás 08h32m
  • De: tamires
    acredite amados eli é o segundo deus q toca o coraçao das pessoas amém
    14/04/2014 ás 23h46m
  • De: marisa almeida
    Fico muito triste com tudo que esta acontecendo nas igrejas.Mas de tudo isso ja fomos avisados na bibllia por JESUS.
    :Em MATUS;7,15 JESUS fala:Acautelai-vos,porém, dos falsos profetas,que vêm até vós vestidos como ovelhas,mas interiomente são lobos devoradores.16;Por seus frutos os conheceis
    Então pessoal preste atenção, leiam mais a BIBLIA que vcs saberão de quem são os falsos profetas de hoje que há muito tempo atrás JESUS já nos alertou.
    12/04/2014 ás 08h19m
  • De: Arismar
    Gostoo muito da iurd mas essa concorrencia com a mundial ta fazendoas pessoas s afastarem da universsal si so tem um deus para q essa briga ate por canais de tv
    24/10/2013 ás 01h29m
  • De: soisvandea
    Eu não sei o que penssar eu so tenho serteza que Deus existe
    02/10/2013 ás 20h32m
  • De: valdecir
    O VALDOMIRO ESTÁ FAZENDO UM ATO BOM PARA TODOS E OS POLÍTICOS QUE TODOS OS DIA ESTÃO ROUBANDO O NOSSO DINHEIRO E NINGUEM FALA NADA AUMENTO DOS ALIMENTOS E AI A FORA O BRASIL É UMA VERGONHA PARA OS OUTROS PAÍSES.OLHA MEU POVO ISSO NUNCA MAIS VAI MUDA CADA VEZ MAIS PIOR NA HORA DE VOTO AI QUE DEVEREMOS DAR O TROCO DENTE POR DENTE OLHO POR OLHO.
    22/09/2013 ás 19h48m
  • De: HELENA

    TODOS ESTES QUE USA O NOME DE DEUS PRA ENGANAR AS PESSOAS QUE AS VEZ DEIXA DE COMPRA O PÃO P/ FILHO PRA DA PRA ESTES VAGABUNDOS COLOCA ELES PRA ENFRENTAR TRANSPORTE LOTADO TODOS OS DIAS PRA P/UM TRABALHO HONESTO P/VE SE ELES QUER MAS ELES VAI TER O CASTIGO DE DEUS TEM MAS QUE PAGA.E ESTES QUE QUE GANHA PRA DA TESTEMUNHA FALSO TAMBEM VAI SOFRE PODE NÃO SER AGORA POR A JUSTIÇA DE DUES TARDA MAS NÃO FALHA.
    17/09/2013 ás 13h50m
  • De: José Carlos
    Eu tenho plena certeza que Valdemiro Santiago é um homem de Deus , a minha vida éra uma miseria hoje sou grandemente abençoado por Deus através do homem de Deus , andava bebado e outros vicios hoje faz 4 anos que fui liberto por completo de todos os meus vicios , tenho paz na minha casa sou abençoado .
    13/09/2013 ás 13h17m
  • De: MAC
    pelo amor de Deus que grande besteira, são um bando de manipulados por um cara que só quer enriquecer pedindo dinheiro de pobres coitados, agora eu vi mesmo viu! tem até trizimo né brinquedo não. seu bando de bestas doem mais mesmo assim ele fica mais rico e vcs mais pobres
    09/09/2013 ás 15h48m
  • De: s.a,r
    realmente a mundial esta cheia de idolatriao nao aguento tanto engano QUE Deus tenha misericordia
    09/09/2013 ás 09h29m
  • De: vera
    AS pessoas que estão nas trevas jamais acreditarão que existe luz,SE o apostolo não fosse um soldado do senhor,faria como muitos tiro dos miseraveis ate suas esperança, ele não atraves da palavra que prega da esperança pas interior que gera milagres,porque amor e atenção salva vidas,e o que ele fas com os excluidda sociedade,se davi foi rico foi pq DEUS,permitil,(voce cre em DEUS)te amo APOSTOLO.obrigada por existir,
    04/09/2013 ás 19h56m
  • De: rosimeire
    apostolo valdomiro acredito o mesmo deus que eu sirvo e o mesmo ontem e hoje e sera o meu deus eternamente;e tenho certeza que ele esta contigo tambem pois a minha fe e tao grande ,na palavra de deus diz assim aquele que nao tiver pecado que atire a primeira pedra .q deus te abençoe apostolo e senhor e contigo amem ;paz;;;;;;;;;
    02/09/2013 ás 07h02m
  • De: Deliane Ayres
    Pedem ao Deus do Apostolo Valdemiro para atender a todas as necessidades que voces precisam e se ELe não atender ai sim voces continuam falando do Apostolo. Mas primeiro peçam e depois falem o que quiser. Apostolo é benção!!!
    28/08/2013 ás 13h02m
  • De: maria cecilia corre de jesus
    Nao sei porque o bispo macedo teme tanto ele devia agradecer a Deus porque afinal tudo que o ap valdemiro aprendeu foi da iurd ele so saiu por que viu algo errado mas nao fica perçeguindo as igrejas por isso ele e tao abençoado e todos seguen o verdadeiro homen de Deus
    26/08/2013 ás 21h23m
  • De: anonimo
    muitas pessoas que assise tv qd o canal cai no programa do Valdemiro eles mudam de canal e nao ve o que acontece para depois ficar falando asneiras, não sabem que varios medicos indicam o paciente terminal para o Valdemiro, ele mesmo nao cura ninguem, é Deus que cura usando-o.
    22/08/2013 ás 23h21m
  • De: anonimo
    mais uma vez digo; não importa o que as pessoa falam; essa riqueza toda do Valdemiro(50.000.000,00) ou muito mais, isso não vale nada(tem valor de exterco) secomparado com os beneficios que Deus realiza ali, so mesmo os ignorantes e burros não vêem. Até o governo sai ganhando com a Mundial.
    22/08/2013 ás 18h21m
  • De: anonimo
    o povo fala tanto das riquezas do Valdemiro, mas esses 50 milhoes das fazendas e gado, etc, isso para quem entende do assunto, não vale de nada, esses milhoes tem valor de \\\"exterco\\\" em comparaçao com dezenas de ex. drogados que sao restaurados por dia em todas as igrejas da Mundial no Brasil e no exterior, centenas ou milhares de consultas medicas que deixam de ser feitas porque Deus cura(só não vê quem não quer ver mesmo), o governo economiza não precisando de Sus e
    22/08/2013 ás 18h04m
  • De: SANN
    Olha não interessa o que ele tem ou compra, estou na mundial porque me sinto muito feliz realizado e estou conquistando tudo que antes eu não tinha, mais o principal Alegria...Ele pode comprar NAVIO,IATE,O MUNDO INTEIRO,mais eu sentido a presença de Deus ta otimo, cada um dara conta de sí...Os milagres que vejo la nunca vi em lugares que se diz de Deus....
    19/08/2013 ás 10h32m
  • De: warner
    Deus nos ensina ,em duteromonio,28.1 se atentamente ouvirdes minha voz.ele derrama 4 bençãos.deus não vende bençãos.só o coração do homem é corrupto.valdomiro ira acertar com deus.acho um absurdo.saber que ele próprio pode ir para o inferno roubando o povo e tambem a fé. as pessoas pagam e nada irá acontecer se acontecer é coisa demoniaca.tenho os recibos do que paguei na igreja e não me mandaram os dvds.perdi,uns 2.000
    17/08/2013 ás 18h06m
  • De: elijania
    nao acho que os pastores da igreja mundial estao vadedo cura pos eu tinha 5 pedra na vezicula fiz uma capanha na igreja mundial quando fiz outro ixame eu estava curada em nome de jesus poriso falo nao min vendero a cura jesus min curo
    05/08/2013 ás 12h16m
  • De: NEUSA MULLER
    SOU DE OUTRA DEOUTRO MENITERIO MAIS AMO ESSE PORQUE DEUS TEM CURADO MUITAS PESSOAS ELE TEM O DIREITO DE TER TANBEM RIQUEZAS PORQUE EMITO USADO POR DEUS TEM MUITOS COM INVEJA DELE
    23/07/2013 ás 21h12m
  • De: katya rodrigues
    frequento a mundial por amor a jesus mas não dou dinheiro pra nada
    se Valdomiro não peca em roubar eu tb de não dar to certo...kkkkkkk
    20/07/2013 ás 18h46m
  • De: augusto
    pegue todo que vocês tem e der a valdomiro e deixe depois ele rindo da cara de vocês vai na caa dele e pede uma ajuda em nome de jesus pra ver se ele vai dar mais é bom que isso aconteça porque o falso profeta veio para roubar a conciênçia humana e destruir DEUS vai cobrar dele como se fala com juros e correção monetaria olha vão procurar lér a biblia e crer em jesus que é santo e humilde de coração
    15/07/2013 ás 11h12m
  • De: Marcio Roberto
    Deus usa muito o Valdemirom Isso ja e uma prova que e mentira do que falam dele. E ele merece e muito ter fazenda. Gloria a Deus. Deus prosperou Jo, Salomao, Davi porque deram a vida a Deus como faz Valdemiro. Isso e inveja. Quanto mais dou meu dizimo mais prospero, cumprindo a palavra de Deus em Malaquias 3.8-10.
    14/07/2013 ás 19h49m
  • De: Maria Aparecida Lisboa
    Tenho pena dos invejosos!
    APOSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO continue curando as pessoas, o mundo precisa de pessoas como vc. Já vi muitas pessoas sendo curadas. O SR. PEDE AJUDA PARA MANTER A TELEVISÃO os políticos pegam sem pedir.
    A MAIOR RIQUEZA ESTA NO VATICANO, SE DESFAZER O VATICANO A POPULAÇÃO DO MUNDO FICA TODOS DE CLASSE MÉDIA.
    NÃO ACEITO FALAR MAL DO APOSTOLO.
    ELE CURA, ELE DESEJA O QUE É DE MELHOR PARA OS QUE O PROCURAM. FICO INDIGNADA COM AS PUBLICAÇÕES.
    09/07/2013 ás 15h15m
  • De: Elizeu Marques Ferreira Júnior
    Apostolo há tempo venho sofrendo com uma confulsão desde os 11 meses hoje estou com 47 anos tenho esperança de Deus um dia me curar. Eu vou mandar para o Senhor os Salmos 45
    24/06/2013 ás 20h00m
  • De: Taty goiânia
    as outras igreja tá e com inveja do aposto vademiro porquê ele e um homem de deus e ele merece ter fazendas porquê deus abençoe ele mais porque ele luta pelas pessoas pregAndo o evangelho e a fé dele e muita, eu não acredito em nada do que as pessoas falá dele porquê e inveja dele, acho melhor cada um cuidar dá sua vida.
    16/06/2013 ás 10h19m
  • De: sandy gabrielly gomes
    eu nao acredto qe valdomiro santiago tenha feito isso, pois eu acredto qe ele e um homem abençoado, pois eu ja vi na tv varias curas ,deus usa ele, oqe ta nesse nutiçiario nao passa de uma mentira, eu axo qe ele mereçe ser milhonario,pois ele gasta muito tempo viajando sem tempo pra familia etc..
    15/06/2013 ás 11h04m
  • De: sueli ap spatti
    eu adoro a mundial ja consigui muitas graças nessa igreja tudo que eu posso dar de oferta eu dou e nao me falta nada tem pessoas que gosta de dar ismola na igreja deus nao precisa de ismola precisamo ser dizimista so vc sendo pr ver como sua vida vai mudar esperimente vc vai ver
    04/06/2013 ás 18h27m
  • De: thales andrade brum araujo
    me cura apóstolo Valdemiro Santiago eu tenho problema no fígado e eu to com dificuldade de arruma emprego o meu nome e Thales Andrade brum araujo eu sou de carangola mg
    29/05/2013 ás 12h35m
  • De: MURILO ANTUNES
    FICO A PENSAR! SE JESUS VOLTASSE CHAMARIAM DE FALSO PROFETA, ASSIM COMO CHAMAM O APOSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO. AS OBRAS QUE JESUS FEZ ESTÃO SENDO FEITAS TAL COMO O PRÓPRIO JESUS ORDENOU , PALAVRA DO FILHO DE DEUS. PENSE NISSO!
    26/05/2013 ás 19h06m
  • De: sandra a. bueno
    porque essa divisão entre esses líderes evangélicos?Deus poderá atuar nessas discordias e como fica os fíeis ou adeptos nessa confusão, eu em particular fico sem saber o que fazer e em quem acreditar,pois fui membro por 14 anos da universal e
    vendo esses duelos entre líderes me deixa confusa, preciso de ajuda não sei que rumo tomar a única certeza que tenho é a fé em Deus, mas na hora de buscar um templo para orar fico na dúvida, mesmo vendo tantos testemunhos, me ajudem por
    favor ...
    11/05/2013 ás 22h35m
  • De: Claudia
    acredito q ele e um homen de Deus pq fui curada e liberta pelas as oracoes feitas por eles na tv, as coisas materiais q eles tem è do trabalho deles dos livros vendidos,cds,revistas e muito mais.
    27/04/2013 ás 11h14m
  • De: fabio
    tira seus sapatos poque a terra que tu pisaste e santa; pasto ora pelas minha familha e pelos meus dois filhos porque os medicos da terra falou que eles vai fica cego!
    23/04/2013 ás 16h14m
  • De: maria da conceição garcia
    nós damos as nossas ofertas eo dizimo,acho correto mas se algem desviar o seu proposito que vc fez com Deus esse sim respondera no dia do juizo final ou quando passar desta para uma outra dimenção.
    07/04/2013 ás 22h09m
  • De: RONALDO MACHADO DA SILVA
    isso é uma pouca vergonha os fiés dessa igreja deviam era juntar dinheiro para colocar dentaduras ao invés de ficar enfiando dinheiro nesses pastores espertos que querem ficar ricos a custa do minguado dineiro de comprar comida para seus filhos que estão com fome nesse momento enquanto o pastor esta tranguilo em suas fazendas cheia de gado nelore e os fiés nem comem carne é uma vergonha!
    29/03/2013 ás 23h02m
  • De: anônimo
    o nosso alvo é Jesus,porque se deixarmos de olhar para a palavra,e olharmos para o homen,não iremos para lugar nenhum.
    disse jesus: aquele que não tiver pecado , que atire a primeira pedra.
    24/03/2013 ás 21h30m
  • De: anonimo
    ONDE HÁ GANANCIA,DINHEIRO, LUXO, COM CERTEZA NÃO HÁ DEUS, NÃO É PRECISO OSTENTAR E TIRAR DINHEIRO DE QUE JÁ NÃO TEM. SOMENTE CRER
    24/03/2013 ás 11h06m
  • De: davi
    por mim ele pode compra o mato grosso inteiro, ele vai se vira e com DEUS NO juizo
    fianal eu nao posso olhar meu irmao como swe eu fossede DEUS, E ELE do diabo
    20/03/2013 ás 22h17m
  • De: maria ofelha
    ora por maria ofelha eu preciso de oração pela familia por tudo
    20/03/2013 ás 21h08m
  • De: Mario Novello
    E DO VATICANO, QUE É PODRE DE RICO, NINGUÉM FALA NADA....
    08/03/2013 ás 17h16m
  • De: wilson guetto
    PEQUENA IGREJAS GRANDES NEGÓCIOS,CADE O PODER PUBLICO QUE NÃO VE TANTO DINHEIRO E NEGOCIOS MILIONARIOS,SERA QUE PAGAM IMPOSTOS?
    05/03/2013 ás 21h34m
  • De: jonathan
    fui em varias igrejas,até hoje não consigo me lembrar quais foram que não passem no minino de 30% dos cultos falando em dinheiro.isto acaba com a fé de qualquer um.vida longa para estes \"pastores\"para que possam pagar por todas suas falcatruas.
    28/02/2013 ás 16h25m
  • De: DANIELAROCHA
    VALDEMIRO É UMA BENÇÃO....
    28/02/2013 ás 14h38m
  • De: Clebson Santos
    Eu acredito em Deus, em Jesus Cristo e nos profetas. Valdemiro é um verdadeiro profeta.
    27/02/2013 ás 01h18m
  • De: wellington
    ehhhh comecou com uma franquia... agora e acabou abrindo o proprio negocio!! homem de visao este ai!!! pra que ser funcionario se pode ser patrao??? pra que entregar o lucro e ficar com uma parte se pode ficar com tudo??? ehhh quem mandou ser mane que nem eu e nao se interessar por religiao.... :-( :-P
    11/12/2012 ás 15h43m
  • De: marcos
    Dizem que ele voltará. Caso isso aconteça terei o prazer de alem de colocar prego nos seus membros, encher de super bonder para confirmar para o povão que nunca existiu e nunca irá existir. Abraços
    27/03/2012 ás 23h00m
  • De: marcos
    Seja pagão ou agnostico. E mande todos esses pastores e suas divindade para PQP .
    27/03/2012 ás 22h56m
  • De: Carlinhos
    Eu fui batizado na IURD e hoje sou Obreiro da Igreja Mundial e conheço pessoalmente o Apóstolo pois sou de SP e morava em SBC. Os frutos que eu tenho visto diariamente só me faz crer que Deus esta presente na Mundial...Os frutos dizem por si só...Vi milagres que se eu te contar vai dizer que não acredita...Portanto vou defender aquele que Deus usa para cuidar do povo que tanto carece de conhecimento da palavra de Deus e dos seus Milagres...Para o outro eu oro e peço misericórdia...Amém!
    21/03/2012 ás 01h26m
  • De: PROFETA
    TUDO ISTO QUE ESTÁ ACONTECENTO É COMPRIMENTO DAS SAGRADAS ESCRITURAS QUE DIZ QUE NOS UTIMOS DIAS LEVANARIAM REINO CONTRA REINO , \"É MISTER QUE VENHAM OS ESCANDALOS MAIS AI DAQUELE QUE ESCANDALIZAR A OBRA DE DEUS\". UM POVO DE BOAS OBRAS. JESUS E SUA PALAVRA NOS PREVEU SOBRE ESTAS COISAS CABE CADA UM DE NÓS FICAR FIRME NA PALAVRA, POIS PASSARAM OS CEUS E A TERRA MAIS AS PALAVRAS DO SENHOR JAMAIS UMA COISA EU TENHO CERTEZA PELA BIBLIA JESUS VOLTARÁ E HAVERÁ O JUIZO FINAL.
    20/03/2012 ás 16h43m
  • De: Mansell
    Paz. Olha essa aí!
    20/03/2012 ás 16h29m
  • De: celonidas
    nao so desta dominacao
    cade as provas, provas sao suficiente, nao tenhas evejas dele, se Deus esta com ele se ele tem coragem de aprarecer, em quantos muitos da politica tem o Dinheiro do povo que nem aparece para da uma satifacao, so aparece quanto é pego com a mao na massa
    20/03/2012 ás 14h01m
  • De: i
    safadeza total, desrespeito as pessoas, e principalmente a Deus, com tanta gente passando fome, existe este mentirosos que o povo acredita, que se fartam do melhor, quando alguem podia pensar em fundar uma igreja para tirar o pobre da miseria.
    20/03/2012 ás 13h56m
  • De: graziella
    eu acho erro ado falar que e fralde porque todo mundo deu o dinheiro por que quiz mas também errado da parte dele porque que não foi fazer o que precisava pagar o aluguel da igreja .......
    20/03/2012 ás 12h38m
  • De: jozival
    Acho que é uma vergonha brincar com as coisa de Deus ,dizendo que é missionário e ajuntando bems para si mesmo, aproveitando dos que estão servindo a Deus de verdade. Se são bems adquiriddos onestamente é so provar, e se não vai prestar contas com Deus e com a justiça.
    19/03/2012 ás 23h13m
  • De: ricardo
    misericórdia.Deus foi jogado de lado , o dinheiro e o sucesso passaram a ser o alvo principal.
    19/03/2012 ás 19h54m
  • De: Ricardo12
    Sendo verdade ou não, me sinto triste e envergonhado com essa situação; é lamentável que dois ministérios tão promissores, e com tanto potencial para levar a palavra do Senhor, estejam em pé de guerra por dinheiro e sucesso! Que absurdo! misericórdia Deus!
    19/03/2012 ás 16h53m
  • De: Fred
    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
    Mateus 18:7
    19/03/2012 ás 14h25m
  • De: João Alex
    Os sinais seguirão àqueles que creem, se há milagres é porque Deus está com ele, se ele possui terras e etc..., é porque Deus concedeu prosperidade para ele e para dar seguimento a obra de Deus aqui na terra, não é dinheiro roubado, é doado pelos fiéis por livre arbitrio e ele merece sim, é um homem que se dedica para que as curas aconteçam.
    19/03/2012 ás 14h14m