Foliões de Natividade entoam cantorias durante visita à Seagro

Os nativitanos foram recebidos na Seagro pelo subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, que destacou a importância da movimentação.

Postada em: 19/05/2011 00h00m
SECOM
Ascom Seagro

Foliões de Natividade entoaram cantorias e orações, durante uma visita, na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, na Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Os nativitanos foram recebidos na Seagro pelo subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, que destacou a importância da movimentação. “Não existe povo sem cultura, por isso precisamos preservar e difundir a cultura da região mais antiga do Tocantins, que é a região de Natividade”, avaliou o subsecretário.

A comitiva de foliões, formada por aproximadamente 20 pessoas, iniciou as cantorias na entrada da Secretaria e seguiu até a subsecretaria das Energias Limpas. De acordo com Araújo, a maioria das pessoas que moram na capital do Estado e trabalham nas secretarias do governo não conhecem as tradições da região sudeste do Tocantins. “Essa iniciativa dos foliões de trazer até Palmas um pouco da nossa cultura e tradição é admirável”, completou.

De acordo com Simone Araújo, organizadora da comitiva, os foliões também visitarão o governador Siqueira Campos, no Palácio Araguaia, nesta quinta-feira, 19 de maio. “Queremos mostrar às autoridades e as população da nossa Capital uma das maiores manifestações culturais do Tocantins, que são os festejos do Divino Espírito Santo, que são tão fortes na região de Natividade”, explicou Simone.

As folias do Divino anunciam a presença do Espírito Santo. As romarias dos foliões de Natividade, que iniciaram no dia 24 de abril (Domingo de Páscoa) também acontecem em Santa Rosa, Almas e São Valério, municípios do Sudeste do Tocantins. O encontro dos foliões acontece no dia 2 de junho e encerra nos dias 11 e 12, durante os festejos do Divino Espírito Santo em Natividade.


  • Foto: Joatan Silva
  • Fonte: Temporariamente Indisponível
  • Postador: Surgiu Abr

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem