4ª Semana da Educação de Campinas estimula união de pais, professores e alunos pelo ensino de qualidade

Extensa programação inclui diagnóstico do analfabetismo funcional na cidade e participação de grandes pensadores da Educação no Brasil

Postada em: 25/10/2013 00h52m
A 4ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), e que acontecerá entre os dias04 e 08 de novembro, terá extensa programaçãoinspirada na campanha publicitária “Aprender Juntos para que a Escola Ensine”. A campanha parte do princípio de que os desafios podem e devem ser superados com uma ação coletiva e articulada, especialmente envolvendo a pais, professores e alunos, além da comunidade em geral. Daí a série de eventos da 4ª Semana da Educação de Campinas também dedicada a vários públicos.

A cerimônia de abertura, reservada a convidados, será realizada na noite de 04 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h, no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas (Avenida Iguatemi, 777 – Jardim Brandina, Campinas/SP). Após a abertura oficial, com apresentação da programação completa da 4ª Semana da Educação de Campinas, duas participações especiais, de dois dos grandes nomes da educação brasileira, o secretário adjunto estadual de Educação do Ceará, Maurício Holanda Maia e o filósofo Mario Sérgio Cortella. Como secretário municipal de Educação em Sobral, cidade do interior cearense, Maurício Holanda Maia contribuiu para o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos estudantes sobralenses de 4,0 (em 2005) para 7,3 (em 2011). O Prof. Dr. Mario Sérgio Cortella foi secretário municipal de Educação em São Paulo, é conferencista e tem muitos livros publicados sobre o processo de ensino e aprendizagem, sendo considerado um dos principais pensadores da Educação no Brasil na atualidade.

Dados inéditos sobre educação em Campinas - Na manhã de terça-feira, dia 05, a partir das 9h, acontecerá o evento Observando Campinas: novos dados do Observatório da Educação. O Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, vinculado ao CCE, apresentará os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) 2013 para Campinas, junto dos técnicos do Instituto Paulo Montenegro,braço ‘social’ do IBOPE, que responde pela pesquisa. O INAF revela os níveis de habilidade em leitura e escrita (letramento) e em atividades matemáticas (numeramento) da população entre 15 a 64 anos, com vistas a subsidiar o planejamento de ações educacionais de uma localidade. Também serão apresentados resultados do ENEM no município de Campinas (Exame Nacional do Ensino Médio) – série histórica, e uma análise de infraestrutura das escolas de Campinas (escala elaborada para medir as condições físicas das unidades de ensino). O eventoaberto ao público, mas com vagas limitadas por ordem de chegada, será no Auditório da Fundação FEAC (localizado na Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP).

A Semana continua na tarde de 05 de novembro e dias seguintes, com ampla programação, voltada para diferentes públicos como pais, professores, jovens e comunidade em geral. As atividades – 11 no total – acontecerão em vários espaços de Campinas, em um amplo convite à participação. A campanha publicitária da 4ª Semana da Educação de Campinas inclusive tem seu slogan em tom de convocação: “É a sua vez de comparecer”.

Entre outras ações, a palestra “O papel do professor na Sociedade Pós Moderna: educador ou ensinante?”,ministrada pelo psicólogo Ivan Capelatto; debate “Trocando ideias sobre ideias trocadas: educação sob olhar dos jovens”, com apresentação de novas informações inéditas sobre a situação educacional no município; oficina de Hip Hop e  bate-papo com o MC Thaíde (referência no meio jovem, que hoje integra a equipe de apresentadores do programa A Liga, veiculado pela Band); e a premiação do 4º Concurso de Redação Minha Família na Escola.

A 4ª Semana da Educação de Campinas tem o Patrocínio Master de Graber, DPaschoal, Iguatemi Campinas e Brasilinvest, o Patrocínio Especial do Vitória Hotel Concept Campinas e como Apoiador Especial, Brasil Kirin. O evento também conta com apoiosdo SESI, Colégio Oficina do Estudante, Fundação Educar DPaschoal, movimento nacional Todos Pela Educação, Academia Prodança, Prefeitura Municipal de Campinas e Governo do Estado de São Paulo.  

EPTV Campinas, RAC – Rede Anhanguera de Comunicação, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Rádios Globo-CBN Campinas, TVB Record, GM7 Mídia Digital e ClearChannel também são aliados do Compromisso Campinas pela Educação já que a divulgação da campanha publicitária da Semana da Educação de Campinas 2013 se dá graças aos apoios desses parceiros que gentilmente cedem espaços para publicação e exibição das peças. 

EDUCAÇÃO

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem