Algumas informações sobre postes de energia elétrica
Segundo a ABNT o centro do poste deve estar no mínimo a 35 cm do meio fio
Os postes de energia elétrica em vias públicas são colocados pela Celtins de acordo com especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e informações prestadas pelas prefeituras sobre localização de ruas, avenidas, praças, calçadas e outros locais públicos.

A norma brasileira de rede de distribuição de energia elétrica NBR 15688, editada pela ABNT, determina a distância mínima que o poste deve ficar do meio fio, de acordo com os diferentes níveis e tipos de estruturas.

Segundo a ABNT o centro do poste deve estar no mínimo a 35 cm do meio fio quando a calçada possui largura menor ou igual a 2,5 metros e 50 cm quando a calçada tem mais de 2,5 metros de largura. Nos casos em que a Prefeitura pede extensão de rede e ainda  não construiu meio fio, ela tem que fornecer o alinhamento de guia (onde este será construído futuramente) para definir a implantação dos postes, conforme as normas da ABNT.

De acordo com a Resolução 414, da ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica, a responsabilidade pela construção da infraestrutura de energia elétrica nos loteamentos novos é do proprietário, seja ele particular, estadual ou municipal, sempre obedecendo as normas da ABNT. Nos casos de empreendimentos de interesse social, como o Programa Minha Casa, Minha Vida, a responsabilidade é da distribuidora de energia.

Os postes fazem parte do sistema de distribuição de energia e podem ser utilizados para implantação de iluminação pública pelas prefeituras, que solicitam que a Celtins realize estudos técnicos e, caso necessário, mude os postes de lugar ou implante mais postes  para colocar os braços de iluminação. Nestes casos os custos são das Prefeituras.

Noticia Postada: 11/12/2013 ás 13:25:33
Postador: Surgiu Redação
Foto: Assessoria de Imprensa
Fonte: Raphael Pontes Moraes
Link Curto:http://surgiu.com/n/125688
Impresso em: 24/04/2014 18:16:17