Rio Claro é mais uma sede confirmada para Copa São Paulo 2020
Rio Claro é a 31ª sede confirmada da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. A cidade respira futebol e conta com uma rivalidade que se tornará centenária em 2020 entre Rio Claro e Velo Clube, além de já ter servido de casa para grandes clubes e atletas que passaram pela história da competição.
Com pouco mais de 200 mil habitantes, a Cidade Azul, como também é conhecida, é uma das poucas cidades paulistas que mantém dois times profissionais, sendo o Rio Claro Futebol Clube na Série A2 e o Velo Clube na Série A3. Ambos são centenários, fundados em 1909 e 1910, respectivamente. A rivalidade, porém, teve início apenas em 1920, já que antes o Velo Clube dedicava-se exclusivamente ao ciclismo.
A disputa entre ambos impulsionou a história do futebol rioclarense. Cada torcida enaltece as suas conquistas. Do lado rubro-verde, o título do Campeonato do Interior de 1925 e a primeira participação de um clube da cidade na elite paulista, em 1979. O Rio Claro foi campeão da Série B1 em 2002, já no profissionalismo, e embora tenha chego à elite apenas em 2007, teve seis participações, contra apenas uma do rival, além de ser o único time rioclarense a jogar uma divisão do Campeonato Brasileiro (Série C de 2007).

Na Copa São Paulo, Rio Claro foi sede pela primeira vez em 1998. Naquele ano, além do Velo Clube, estiveram no grupo a Ponte Preta, de Luis Fabiano, o Atlético-MG e o Coritiba. Em 2008, foi a vez do Rio Claro representar a cidade, que recebeu o Palmeiras. No Schmidtão, o alviverde foi eliminado pelo Figueirense do técnico Rogério Micalli, que seria campeão daquela edição e depois conquistaria o inédito ouro olímpico para o Brasil.
Em 2009, foi a vez do São Paulo ficar sediado na cidade. O tricolor chegou até a semifinal com um elenco que tinha como principais expoentes Lucas Moura e Oscar. Rio Claro foi a sede do Santos em 2010. A equipe chegou até a final com Nikão, Felipe Anderson e Gustavo Henrique no elenco. A cidade voltou a receber o torneio em 2013, recebendo o Fluminense de Gustavo Scarpa.
Após seis anos, Rio Claro voltou a ser sede em 2019 e com um duelo especial. Pela primeira vez o dérbi rioclarense aconteceu na Copa São Paulo e ficou com o placar de 1 a 1. Ambos foram eliminados na fase seguinte. O Rio Claro caiu para o campeão São Paulo, enquanto o Velo Clube parou na Ferroviária.
Os jogos da sede de Rio Claro vão ocorrer no estádio municipal Benito Agnelo Castellano, o popular Benitão. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.
Comentários