Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participam de projeto que promove arte e cultura
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Provisória (Ceip Sul) e na Unidade de Semiliberdade (USL), ambas em Gurupi, estão participando do Projeto “Arte e Coaching” que promove a difusão da cultura com intuito de despertar novos comportamentos nos adolescentes. Nessas unidades, administradas pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), mais de 50 adolescentes foram contemplados com a participação em aulas de artes cênicas e coaching.
O projeto existe há cerca de um ano e desenvolve atividades semanais com os adolescentes. A iniciativa do projeto partiu da Agente Especialista Socioeducativo e pedagoga, Clecyane Alves dos Santos Batista, que hoje coordena a ação. Clecyane conta que durante as rotinas de trabalho começou a perceber a necessidade de inserir e ofertar ações de promoção da cultura no cotidiano dos adolescentes. “Eu sou acadêmica do curso de teatro e comentei com uma das professoras que seria importante levarmos ações de cultura para os adolescentes das unidades. Ela prontamente abraçou a ideia e criou o esboço do projeto para que logo colocássemos em prática”, conta.

A partir da iniciativa da servidora, nasceu o Projeto “Arte e Coaching”, que se tornou um projeto de extensão do Curso de Artes Cênicas/Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) de Gurupi. Atualmente, o projeto é conduzido pelos professores Edna Maria Cruz Pinho e Adailson Costa dos Santos, com a participação de acadêmicos do curso.
A professora do IFTO, Edna Maria Cruz Pinho, esclarece que o projeto além de envolver os adolescentes em atividades de arte, educação e coaching, busca recuperar a autoestima dos jovens e despertar novas possibilidades de futuro. “Buscamos oportunizar vivências, interações e socializações de experiências pessoais e coletivas, com vista à superação da realidade vivida e recuperação da autoestima”, afirma a professora.

O adolescente, F. E. S. S., 16 anos, participa das oficinas no Ceip Sul há dois meses. De acordo com ele, as aulas de artes cênicas estão contribuindo com o seu desempenho pessoal, pois agora consegue se comunicar melhor com todos. “Eu comecei a me expressar mais e as oficinas têm me ajudado muito com isso. Agora eu consigo refletir e pensar mais. Para mim tem sido muito bom participar das oficinas”, conta.
A idealizadora do projeto, Clecyane Alves, conta que foram observadas mudanças positivas no comportamento nos adolescentes que participam das oficinas. “Verificamos a mudança na comunicação desses jovens que começaram a apresentar mais interesse pela área da arte. Esse projeto sem dúvida está contribuindo com o processo de ressocialização desses meninos”, disse.
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