5 Tratamentos para combater a calvície
A calvície é uma doença que atinge milhões de homens não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Mesmo sendo um problema que pode ter origem genética, é possível encontrar tratamentos que minimizem ou eliminem definitivamente a queda de cabelos.
Segundo o Dr. Júlio César Yoshimura, o paciente que sofre com a queda frequente de cabelos precisa procurar um dermatologista tricologista, para que esse possa identificar as causas do problema e qual o tratamento mais adequado para cada paciente.

Veja quais são os tratamentos contra a calvície mais utilizados atualmente.
1 – Medicamentos orais
Os medicamentos orais utilizados no tratamento da calvície são indicados principalmente nos casos onde a causa da queda dos fios é genética.
O mais utilizado é a DHT (Diidrotestosterona), um derivado da testosterona que age criando um bloqueio para os hormônios causadores da queda de cabelos.
Esse tipo de medicamento pode causar efeitos colaterais como a redução da libído, reação rara que atinge menos de 1% dos pacientes.
2 – Medicamentos tópicos
A utilização de medicamentos tópicos normalmente é recomendada em associação com outro tratamento.
Isso acontece porque a aplicação de medicamentos tópicos acaba deixando os cabelos oleosos, o que faz com que os resultados desse tipo de tratamento não sejam tão efetivos quanto os medicamentos orais.
Esse tipo de medicamento pode atuar de duas maneiras distintas: a primeira tenta bloquear os hormônios que causam a queda dos cabelos. A segunda estimula o crescimento de novos fios nas áreas já afetadas.
3 – Implante capilar
Para os pacientes que já apresentam um quadro estável de queda de cabelos, o implante capilar é o único tratamento que pode solucionar o problema.
Esse tratamento consiste na retirada de uma porção do couro cabeludo do paciente, que na maioria dos casos fica na nuca, e que depois será implantada na região afetada.
Como os fios implantados vem do próprio paciente os índices de rejeição para esse tipo de tratamento são extremamente baixos, e em cerca de 6 meses após sua realização os fios implantados já tem um comprimento de mais ou menos 3 centímetros.
4 – Sprays
Muita gente, tanto homens quanto mulheres, fazem uso de sprays de cabelo acreditando que esse é um tipo de tratamento eficiente para a queda de cabelos.
Os sprays de cabelo apenas cumprem a função de disfarçar a falta de cabelos nas regiões que já foram afetadas pela calvície, dando a impressão de que a pessoa tem mais cabelos do que realmente possui.
5 – Laser
A utilização de laser nos tratamentos para calvície já se mostrou uma técnica que pode produzir bons resultados, já que nas áreas onde o laser é aplicado.
Nesses locais o laser atua acelerando o metabolismo celular e a eliminação de toxinas que podem causar a queda, e com isso os fios que crescem após a aplicação do laser crescem mais compridos e grossos.
Conclusão
Como você pôde ver existem diversas opções para quem não está contente com a queda frequente e acentuada de cabelos.
Caso tenha notado que seus cabelos têm caído com frequência marque uma consulta com seu dermatologista para que ele possa averiguar e, caso necessário, definir o melhor tratamento para o seu caso.
Comentários