Conselho da Pessoa Idosa promove conscientização dos direitos do idoso em roda de conversa no Cras Taquaruçu
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) promoveu na tarde desta quarta-feira, 10, uma roda de conversa com os idosos do Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu, com a conselheira presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Palmas (ABCMI), Salete Worm, e com técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para conscientizá-los sobre seus direitos constitucionais e da participação cidadã no processo democrático eleitoral.
Segundo a presidente do Comdipi, Simone Fontenelle, no primeiro momento o evento visou promover a conscientização dos idosos sobre seus direitos e fortalecer cada vez mais a importância de garantir esses direitos que já estão preconizados na Constituição Federal de 1988, na Política Nacional do Idoso e no seu Estatuto.

A presidente da ABCMI, Salete Worm, ressaltou que é preciso procurar saber sobre os direitos que constam no Estatuto do Idoso. “Dessa forma, se alguma vez o idoso sentir que foi violado nos seus direitos, saberá que atitude tomar para que isso não aconteça mais, e as autoridades competentes tomarem as medidas necessárias para que isso não se repita”, disse.

Em seguida, houve uma ação promovida pelo TRE com os idosos para trabalhar a conscientização cidadã e a importância do voto considerando a importância da participação do idoso e seu voto, bem como do projeto agentes da democracia, que trata da formação de eleitores e políticos do futuro, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente.
O projeto busca, além disso, nas palestras destacar a importância do voto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.
O representante do TRE, Denilton Mariano, destacou que a importância do voto tem papel fundamental no Estado Democrático de Direito e que muda o destino de uma cidade, estado ou país. Ressaltou também que na melhor idade, o voto se torna muito mais importante, especialmente pela experiência de vida de cada um.
Comentários