Prefeito de Pium retorna de Portugal após missão para articular programa de intercâmbio
O prefeito de Pium (TO), Dr. Valdemir Oliveira Barros, e a primeira dama, a educadora Neila Lopes Barros, retornaram de Portugal nesta quinta-feira (29/3). A viagem aconteceu a convite do diretor geral do grupo “Amar Terra Verde “, João Luís Matos Nogueira.
Também acompanharam o prefeito o empresário brasileiro Divaldo Rezende, senhor de fluentes relações com executivos portugueses, e a prefeita de Brejinho de Nazaré (TO), Miyuki Hyashida. Os gestores foram ao continente Europeu conhecer a estrutura e os processos de formação a nível profissional de jovens da Escola Amar Terra Verde – EPATV.

A Escola profissionalizante oferece em Portugal cursos de eletricidade, mecatrônica, auxiliar de saúde, hotelaria e mesa / bar, manutenção industrial, e outros. A renomada instituição ofereceu aos prefeitos formação de professores e cursos de graduação em nível superior nas áreas de enfermagem, fisioterapia e prótese dentária.
A proposta da EPATV é proporcionar parceria com os municípios configurada no envio de alunos para a instituição de ensino profissionalizante portuguesa, para que os administradores municipais indiquem os cursos considerados fundamentais, bem como desenvolvimento da formação e gestão pedagógica em escolas já existentes.
Ao declarar os objetivos da missão em Portugal, Dr. Valdemir Barros afirmou ter assinado um protocolo de intenções com escolas técnicas profissionalizantes portuguesas nas áreas de educação para qualificação de jovens, tanto da área urbana como do campo , valorizando a vocação agropecuária do seu município.
Outra visita futura levará uma comitiva de educadores e empresários de Portugal à Pium. A viagem está prevista para a segunda quinzena de maio. Além de estreitar relações, a comitiva irá colher informações que possibilitem o planejamento dos objetivos propostos, ou seja, um intercâmbio para a formação profissionalizante em todos os cursos da instituição de ensino profissionalizante de nível técnico e superior.
O prefeito Dr. Valdemir Barros e sua esposa Neila Lopes Barros (também secretária de Saúde de Pium), esclarecem que, apesar de terem viajado para a Europa em missão do mais alto interesse do município, todas as despesas de transporte e estadia foram custeados com com recursos pessoais.
Comentários