Primeira dama de Dois Irmãos inicia o ano doando sangue em Palmas
A Primeira Dama de Dois Irmãos do Tocantins, Verônica Arruda esteve nesta segunda feira (08), no Hemocentro de Palmas, onde fez uma doação de sangue voluntaria. Um simples ato que pode salvar quatro vidas. Essa é a fórmula que melhor define a doação de sangue. E mesmo que muitos saibam a importância desse gesto solidário ~ afinal de contas, esse é uma demonstração e tanto de amor ao próximo , ainda falta muito para que os hemocentros operem com uma quantidade necessária para atender a demanda, que, infelizmente, é grande.
DOAÇÃO DE SANGUE: POR QUE ESSE É UM GESTO DE AMOR AO PRÓXIMO?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são colhidas, anualmente, 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, que concentram menos de 20% da população mundial. A entidade pontua ainda que apenas 62 países têm o total do seu fornecimento de sangue a partir de doadores voluntários, enquanto 34 nações veem mais de 75% do seu estoque serem abastecidos por doadores familiares e até mesmo pagos.
Então, o que falta para que a doação de sangue, principalmente a voluntária, cresça? “Falta criar essa cultura, incentivar mais a população, (…) destacar que esse é um ato de amor”, afirmou ao Portal Boa Vontade o dr. Valdir de Almeida Camilo, médico responsável pelo setor de captação de Homocomponentes do hemocentro São Lucas/SP.
“É um jogo que determina quem pode ganhar a sua vida novamente ou perdê-la. Eu costumo dizer que é um ato que não tem consequências apenas físicas. O paciente está ali, dependendo de sangue, e o pai, a mãe e o irmão estão sofrendo também. Ao doar sangue, você pode salvar, materialmente, até quatro pessoas, mas espiritualmente pode ajudar muito mais. Por isso, vale a pena insistir nesse gesto”, salienta o hematologista.
O pedido é justificado. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, verificou-se o crescimento de pessoas que doaram sangue pela primeira vez, número que representa 38% do total de doações. O Brasil, contudo, ficou abaixo da meta estimada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A entidade explica que se 2% população doasse regularmente, seria possível suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um País.
DOAÇÃO DE SANGUE: UM GESTO DE AMOR
Viu como a doação de sangue é importante? Para solucionar o problema de falta de estoque dos hemocentros mundo afora, basta que nós nos conscientizemos da importância desse nobre gesto. E não tem desculpa para não fazer isso. O procedimento é rápido ~ durando, no máximo, 15 minutos ~ e não dói. Pode ficar tranquilo, tá? =D
E o que é preciso para se tornar um doador de sangue? O dr. Camilo responde: “Em linhas gerais, é preciso ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento. Se for menor de idade, tem que estar acompanhado de um responsável. Outra coisa importante é estar bem de saúde”.
Além disso, o doador precisa estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação de sangue, não fumar e não estar em jejum. O hemologista pontua ainda que mulheres podem voltar a cada três meses, enquanto os homens podem fazer isso a cada dois meses. Ah, e o dr. Camilo fez questão de ressaltar: “Não existe sangue ruim, todos são importantes para os hemocentros!”.
E se você ainda tem alguma dúvida, nós preparamos uma matéria especial, derrubando alguns mitos que cercam esse procedimento.
E AÍ, #BORADOAR?
Dedicamos a todos que já doaram, que dependeram ou ainda dependem desse ato e ~ por que não? ~ aos que pretendem abraçar a causa, uma importante reflexão do jornalista e escritor Paiva Netto sobre o assunto. Em seu artigo Doe vida, ele escreve: “A doação de sangue, aplaudível vereda que aproxima o ser humano de sua humanidade, é indispensável em favor de tantos que lutam para sobreviver”. Ser doador de sangue é um ato de solidariedade humana, que salva muitas vidas diariamente.
HEMORREDE TOCANTINS
A Hemorrede do Tocantins é 100% pública, constituída por 19 unidades hemoterápicas, distribuídas conforme plano diretor de regionalização, Funciona como uma rede de sangue, de acordo com o modelo e as recomendações do Ministério da Saúde.
A Hemorrede tem o intuito de atender toda a população do Estado com qualidade e segurança, bem como, aos pacientes de estados circunvizinhos, recebidos pela rede de saúde do Tocantins. A Hemorrede tem como missão “garantir à população do Estado do Tocantins o fornecimento de sangue e hemocomponentes em quantidade suficiente para atender à demanda, com qualidade em todo seu processo”.
As unidades hemoterápicas, conforme suas complexidades e segundo a RDC nº 151 de 21 de agosto de 2001, estão constituídas no Tocantins com um Hemocentro Coordenador (HC), localizado em Palmas, um Hemocentro Regional (HR), na cidade de Araguaína, um Núcleo de Hemoterapia (NH), em Gurupi, duas Unidades de Coleta e Transfusão (UCT), em Porto Nacional e Augustinópolis, e 14 Agências Transfusionais (AT) Intra-Hospitalares.
Comentários